InícioEducaçãoRio das Ostras inicia inscrições para cursos de informática gratuitos na segunda...

Rio das Ostras inicia inscrições para cursos de informática gratuitos na segunda (5)

São 140 vagas para quatro diferentes áreas ofertadas pelo Programa Municipal de Qualificação

Quem deseja ingressar no mundo do trabalho, Rio das Ostras disponibilizou uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar gratuitamente na área de informática. As inscrições para concorrer a uma das 140 vagas dos quatro cursos oferecidos pelo Programa Municipal de Qualificação Profissional da Secretaria de Gestão Pública estarão abertas das 10h desta segunda-feira (5) até as 16h desta quarta (7). O cadastro deve ser feito pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao.

As vagas são distribuídas nos seguintes cursos: Informática Inicial, Informática para o Mundo do Trabalho, Montagem e Manutenção de Computadores e Planilhas Eletrônicas. Os cursos têm aulas presenciais e todo material é disponibilizado de forma digital. Para participar do processo seletivo, é preciso ser morador de Rio das Ostras. Cinco por cento das vagas são destinadas aos munícipes oriundos de medidas socioeducativas ou protetivas.

Para concorrer a uma vaga no curso de Montagem de Computadores, é preciso ter mais de 17 anos e conhecimentos básicos de informática. A faixa etária para os demais cursos é a partir de 15 anos. Os candidatos devem ter Curso Fundamental Completo para participar dos cursos, exceto o de Informática Inicial, que aceita alunos com Fundamental Incompleto. Todas as informações do processo seletivo podem ser consultadas no edital publicado na Edição 1649 do Jornal Oficial, publicada em 12 de janeiro de 2024.

As aulas presenciais acontecem nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) localizados em São Cristóvão, CRAS Sul e CIC Nova Esperança. No edital estão detalhados os dias, horários, locais, período de aulas e carga horária total dos cursos. O resultado do processo seletivo, com os candidatos classificados e pertencentes ao cadastro de reserva, será publicado no dia 9 de fevereiro na página da Qualificação Profissional (www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao).

Os classificados deverão fazer a matrícula entre os dias 15 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h, em uma das unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital que funcionam nos seguintes endereços: CMID São Cristóvão – Rua da Assembléia, s/nº – São Cristóvão; CRAS Sul – Rua Serafim Bastos, s/ nº – Cidade Beira Mar e CIC Nova Esperança – Travessa Francisco Mattos, 88 – Nova Esperança. É preciso apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência (em nome do candidato ou responsável legal). Em 22 de fevereiro será divulgada a lista dos reclassificados.

Confira os Conteúdos Programáticos dos Cursos:

Informática Inicial – Sistemas Operacionais; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Segurança da Informação; Internet e Ferramentas Online

Informática para o Mundo do Trabalho – Microinformática; Internet e ferramentas colaborativas; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Editor de Apresentação.

Montagem e Manutenção de Computadores – Microinformática e Montagem; Software: sistemas operacionais e setup; Hardware: manutenção e identificação de defeitos; Rede de Computadores.Planilhas Eletrônicas – Funções simples; Referências Relativas e Absolutas; Formatação Condicional; Gráficos; Filtros; Formatação; Tabelas Dinâmicas; Dashboard; Proteção de Células e Planilhas; Recursos Avançados.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo