Rio das Ostras dá início na segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Segmento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo
As campanhas Nacional de Vacinação contra a Influenza e de Sarampo serão divididas em duas etapas, conforme a orientação do Ministério da Saúde, por meio de Nota Técnica. Na primeira etapa, de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da Saúde.
Na segunda etapa, de 3 de maio a 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Unidades Vacinadoras – As vacinas das Campanhas estarão disponíveis nas 13 unidades de Saúde. São elas: Clínica da Família Paulo Henrique Gussem; ESF Âncora; ESF Claudio Ribeiro; Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa; ESF Dona Edimeia; ESF Nova Cidade; ESF Operário; ESF Recanto; ESF Cidade Praiana; ESF Mar do Norte; ESF Cantagalo; ESF Rocha Leão; e SAE (Serviço de Assistência Especializada).
Alteração horário da vacinação de rotina – Com o aumento de circulação de pessoas dentro das unidades de saúde vacinadoras, o horário de atendimento das vacinas de rotina será alterado, sendo realizada no turno da manhã de 8h30 às 11h30.
Para o atendimento das vacinas da Campanha, o horário será de 13h às 16h.
Documentos necessários
Para receber o imunizante das Campanhas de Influenza e de Sarampo, o público-alvo deve levar um documento de identificação (RG, CNH) e o cartão de vacinação.
Intervalos entre as vacinas da Campanha e contra a Covid-19 – Para as pessoas maiores de 12 anos não é necessário nenhum intervalo entre as vacinas da Influenza e Sarampo e a contra a Covid-19. Já para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
Imunização de Pessoas Acamadas
A vacinação de pessoas acamadas deve ser solicitada nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para as pessoas que residem em locais sem cobertura de ESF, a solicitação deverá ser realizada por meio da Divisão de Imunização pelo telefone (22) 2771-5971 ou pelo e-mail imunizacao.ro@gmail.com .
Calendário Campanha Nacional de Influenza e Sarampo
Primeira Etapa- 4 de abril a 2 de maio
De 4 a 8 de abril
· Trabalhadores da Saúde com 50 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
· Idosos de 90 anos ou mais (Influenza)
De 11 a 14 de abril
· Trabalhadores da Saúde com 40 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
· Idosos de 80 anos ou mais (Influenza)
De 18 a 20 de abril
· Trabalhadores da Saúde com 30 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
· Idosos de 70 anos ou mais (Influenza)
De 25 a 29 de abril
· Trabalhadores da Saúde com 18 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
· Idosos de 60 anos ou mais (Influenza)
Segunda Etapa- 2 de maio a 3 de junho
De 2 a 6 de maio
· Crianças entre seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (Influenza e Sarampo)
· Gestantes e Puérperas (Influenza e Sarampo)
De 9 a 13 de maio
· Profissionais da Educação (Influenza)
· Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (Influenza)
De 16 a 20 de maio
· Pessoas com deficiência permanente (Influenza)
De 23 a 27 de maio
· Pessoas com comorbidades (Influenza)
De 30 de maio a 3 de junho
· Povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade (Influenza)