12/05/2025 — 23:55
  (Horário de Brasília)

Rio das Ostras abre edital com bolsa de R$ 30 mil para intercâmbio cultural

Inscrições vão até 20 de maio e interessados devem comprovar residência mínima de dois anos na cidade

Compartilhe

Artistas e agentes culturais que moram em Rio das Ostras podem se inscrever em um edital da Fundação Municipal de Cultura, que disponibiliza uma bolsa de R$ 30 mil para a realização de intercâmbio cultural de até 12 meses, no Brasil ou no exterior. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio e devem ser feitas pelo site da Fundação (https://fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/). A íntegra do edital está publicada na edição nº 1819 do Jornal Oficial do município (https://www.riodasostras.rj.gov.br/jornal-oficial/).

A bolsa será paga em parcela única e cobre despesas como mensalidades, tradução, hospedagem, alimentação e outros custos relacionados ao intercâmbio. Ao final do programa, o bolsista deverá realizar uma atividade gratuita na cidade, como palestra ou oficina, para compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Podem se inscrever pessoas físicas com residência fixa em Rio das Ostras há pelo menos dois anos e idade mínima de 16 anos. É obrigatório apresentar uma carta de anuência da instituição ou coletivo que irá receber o candidato. Menores entre 16 e 17 anos deverão apresentar autorização dos responsáveis e estar acompanhados durante a viagem.

O resultado final será divulgado no dia 4 de junho. A assinatura do termo de concessão está prevista entre os dias 16 e 18 do mesmo mês. O início do intercâmbio deverá ocorrer em até 14 meses após a liberação dos recursos.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias