A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nessa quinta-feira (3), mais uma reunião com a associação de moradores e a população do Pontal do Peró para alinhar as próximas etapas da implantação do selo Bandeira Azul na praia do bairro.
O encontro acontece após a pré-aprovação das praias do Peró, Foguete e Pontal do Peró – as duas últimas de forma inédita – pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. Agora, as três seguem para a etapa internacional de avaliação, conduzida pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca.
Durante a reunião, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, foram discutidas ações previstas no regramento internacional do programa, como educação ambiental, infraestrutura de apoio, acessibilidade e gestão de resíduos.
“Estamos dando mais um passo importante rumo à implantação do Bandeira Azul, com foco na qualidade ambiental, na segurança e na participação ativa da comunidade, que é fundamental nesse processo”, destacou o secretário Jailton Nogueira.
O selo Bandeira Azul é uma das mais importantes certificações ambientais do mundo, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a exigências rigorosas relacionadas à qualidade da água, gestão ambiental, infraestrutura, segurança e educação ambiental.
Cabo Frio já é destaque no programa com a Praia do Peró, que possui o selo há sete temporadas consecutivas e está em processo de renovação para a oitava. O andamento das candidaturas foi divulgado pela coordenação do programa no Brasil no dia 17 de junho.
Com a pré-aprovação, o município passa a integrar a seleta lista de 60 destinos brasileiros que atenderam aos critérios nacionais e aguardam a chancela da comissão internacional. A visita técnica e a análise final da documentação estão previstas para setembro, com divulgação do resultado em outubro, durante a cerimônia oficial de entrega da certificação.



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.