InícioCulturaReunião discute avanços na Lei Paulo Gustavo em São Pedro da Aldeia

Reunião discute avanços na Lei Paulo Gustavo em São Pedro da Aldeia

Encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura reuniu artistas e agentes culturais no Cine Estação

A Secretaria Municipal de Cultura segue avançando nas etapas de execução da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2023) em São Pedro da Aldeia. Na última semana, uma nova reunião foi realizada no Cine Estação com o objetivo de apresentar à sociedade civil as propostas da gestão de destinação e distribuição dos valores para os dois Editais de Chamamento Público que serão abertos na cidade. Mais de 50 artistas de diferentes segmentos participaram do encontro e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar suas sugestões.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, conduziu o encontro ao lado da equipe de gestão. “A realização dessa reunião foi fundamental para garantir que as demandas da sociedade civil fossem ouvidas e acolhidas nessa divisão dos recursos da Lei. Foi um encontro muito proveitoso e conseguimos concluir a distribuição dos valores para os dois editais de Chamamento Público. É mais um importante passo que damos na execução dessa Lei, assegurando a chegada e a adequada destinação dos recursos de acordo com a realidade local e as demandas dos nossos artistas e agentes culturais”, disse.

Em São Pedro da Aldeia, serão lançados dois Editais, sendo um específico para projetos culturais na área de Audiovisual e um Edital de Premiação, que contempla as demais áreas. No Plano de Ação aprovado pelo Ministério da Cultura, o valor do repasse proveniente do Governo Federal para São Pedro da Aldeia é de R$ 882.139,47, distribuído em quatro metas: Apoio a Produções Audiovisuais; Apoio a salas de cinema; Formação, qualificação e difusão e demais áreas da Cultura, com destinação específica para o cumprimento da Lei Paulo Gustavo.

Durante o encontro, os artistas apresentaram suas propostas para a divisão dos valores e número de contemplados no Edital em Apoio a Produção de Obras Audiovisuais em cada uma das seguintes categorias: Categoria I – Produção de curta-metragem com duração mínima de 15 até 30 minutos; Categoria II – Produção de documentário com duração mínima de 10 até 20 minutos; Categoria III – Produção de videoclipe (música e dança) com duração de 3 a 6 minutos; Categoria IV – Produção de conteúdo de mídias ditais, com duração de 2 a 4 minutos; e Categoria V – Ação de Formação Audiovisual, com desenvolvimento de oficinas ou mostras.

No caso do Edital de Premiação, após as considerações dos artistas presentes, ficou definida a destinação de 80 prêmios. Poderão concorrer as categorias de Teatro; Circo, Dança; Música; Literatura; Artesanato; Artes Visuais; Produção Cultural; Saberes Populares; Cultura LGBTQIA+; Culturas Inclusivas; e Patrimônio Material e Imaterial e Povos Tradicionais (cultura indígena, quilombola e afro-brasileira), exceto audiovisual.

Após a publicação dos Editais, a Secretaria Municipal de Cultura manterá ações de comunicação com os artistas e agentes culturais, inclusive com realização de uma nova reunião, com o objetivo de auxiliá-los na participação dos editais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167, por e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo