O Portal RC24h recebeu uma denúncia, na noite desta quinta-feira (6), de que um restaurante, localizado na Rua Coronel Ferreira, no bairro Portinho, em Cabo Frio, estaria despejando esgoto in natura no Canal Itajuru. O fato, repassado pela reportagem às autoridades municipais, resultou em uma ação imediata. Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, na manhã desta sexta-feira (7), equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, juntamente com a Secretaria de Obras, realizaram uma vistoria no local e confirmaram a irregularidade mencionada.
O estabelecimento foi notificado pela fiscalização para apresentar as devidas licenças e realizar os reparos necessários nas redes de esgoto e na caixa de gordura do local. Além disso, a Prolagos, concessionária responsável pelo fornecimento de água e saneamento na cidade, foi acionada para auxiliar na resolução do problema e acompanhar a situação.
Depois de uma averiguação mais detalhada, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio emitiu uma nota informando que, após vistoria técnica realizada pela equipe de saneamento da Secretaria de Obras, foi constatado que o problema identificado na região não era oriundo do restaurante local. A inspeção revelou que a irregularidade era causada por ligações clandestinas de esgoto feitas por outros moradores na caixa de drenagem da rua.
O restaurante em questão possui um sistema de esgoto regularizado e em pleno funcionamento. Diante da situação, as ligações irregulares foram devidamente bloqueadas para evitar novos transtornos e garantir o correto funcionamento da rede de saneamento.
“A Secretaria reforça a importância do descarte adequado de efluentes e do cumprimento das normas ambientais para a preservação da qualidade de vida e do meio ambiente”, concluiu a nota.
Em resposta, a Prolagos informou que uma equipe será enviada ao local para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis.
O despejo irregular de esgoto em corpos d’água é uma prática que contraria a legislação ambiental e pode gerar sérios impactos ambientais, especialmente em uma área como o Canal Itajuru, que é vital para a cidade.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.