07/12/2025 — 20:15
  (Horário de Brasília)

Ressaca e ventos provocados por ciclone extratropical causam estragos em Arraial do Cabo

Deck na Praia dos Anjos foi destruído e areia invadiu a pista na Praia Grande

Compartilhe

Os efeitos do ciclone extratropical que passou pela costa sudeste continuam sendo sentidos em Arraial do Cabo. Na manhã desta quarta (30), equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram na remoção de uma grande quantidade de areia que foi levada para a pista da Praia Grande pelos ventos fortes registrados desde terça-feira (29).

O acúmulo de areia comprometeu a segurança no trecho e exigiu ação imediata para evitar acidentes com motoristas e motociclistas que circulam pela região. Após o trabalho de limpeza, a areia foi devolvida à duna, mas o vento continua constante. Por isso, a recomendação é que condutores redobrem a atenção ao passar pelo local.

A chegada do inverno marca o início da temporada de ventos em Arraial, um período caracterizado por episódios frequentes de ressaca e variação intensa nas condições climáticas. Segundo alerta emitido pela Marinha do Brasil, a ressaca atual foi provocada pela atuação do ciclone extratropical, que gerou ondas de até quatro metros de altura no litoral.

Na Praia dos Anjos, o fenômeno destruiu parte do deck utilizado por pescadores para o embarque e desembarque de canoas. A estrutura amanheceu parcialmente levada pelo mar. O local, que também é ponto de visitação para turistas, já havia sofrido com a força do mar em outros episódios semelhantes.

A reconstrução, como em outras ocasiões, deverá ser realizada pelos próprios pescadores. A Defesa Civil de Arraial segue monitorando a situação do mar e os efeitos da ressaca na cidade.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias