A Região dos Lagos tem um dia instável nesta terça-feira (13), marcado pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. A combinação desses fatores resulta em condições climáticas adversas, com destaque para a ressaca, ventos fortes e umidade do ar baixa.
A temperatura máxima prevista para a região é de 21°C, com mínima de 13°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 43% e 71%, com alerta para os períodos mais quentes do dia, quando os índices podem ficar abaixo dos níveis de conforto, exigindo atenção com a hidratação.
Os ventos, que sopram do sudoeste pela manhã, podem chegar a 38 km/h, mudando para noroeste durante a madrugada com rajadas de até 35 km/h. Essa condição, aliada à passagem do ciclone, gera ondas significativas nas praias da região.
As praias do Forte, Peró e Unamar, em Cabo Frio, além das praias de Arraial do Cabo, podem registrar ondas de até 3,7 metros, com períodos de 13 segundos. Nas ilhas de passeio, como Papagaios, Comprida e Pargos, as ondas podem chegar a 3,8 metros. Em Búzios, as maiores ondas são esperadas em Âncora, com 3,1 metros. No mar aberto, as ondas podem atingir entre 4,5 e 5,7 metros, com períodos de 11 segundos.
Devido às condições adversas do mar, a Defesa Civil alerta para o risco de ressaca e recomenda que a população evite atividades nas praias, como banho de mar e pesca. Além disso, é importante se manter hidratado, especialmente nos horários mais quentes do dia.
*Imagens: Ronnie Plácido.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.