Três embarcações ficaram encalhadas na areia da Praia do Canto, em Armação dos Búzios, na manhã deste sábado (8). Um vídeo registrado por moradores mostra os barcos sendo lançados à faixa de areia pela força do mar, ficando muito próximos aos muros das casas à beira-mar.
As imagens revelam a intensidade da ressaca que atinge a orla buziana, com ondas altas e mar bastante agitado, batendo com força nas residências próximas. De acordo com o Grupamento de Guarda-Vidas, a retirada das embarcações deve ser feita durante a maré cheia, entre 14h e 15h30 deste sábado.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido das 8h deste sábado até as 21h de domingo (9), prevendo ondas entre 2,5 e 3,5 metros de altura no trecho entre Paraty e Armação dos Búzios.
Segundo a Climatempo, a forte agitação marítima está relacionada à passagem de um ciclone extratropical que atua entre esta sexta-feira (7) e domingo (9), seguido pela formação de uma frente fria. O sistema se formou sobre o Sul do país e avança pelo oceano em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, provocando ventos que podem ultrapassar 100 km/h em áreas litorâneas e serranas.
Na Região dos Lagos, municípios como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia registram ventos intensos, mar agitado e chuva forte em curtos períodos. Autoridades orientam pescadores, embarcações e moradores de áreas costeiras a redobrarem a atenção e evitarem atividades no mar até a normalização das condições climáticas.
*Imagens: Folha de Búzios e Búzios Basquete.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






