08/11/2025 — 12:04
  (Horário de Brasília)

Ressaca avança sobre a orla de Búzios e deixa barcos encalhados na Praia do Canto

Fenômeno é causado por ciclone extratropical que provoca ventos fortes e ondas de até 3,5 metros na região

Compartilhe

Três embarcações ficaram encalhadas na areia da Praia do Canto, em Armação dos Búzios, na manhã deste sábado (8). Um vídeo registrado por moradores mostra os barcos sendo lançados à faixa de areia pela força do mar, ficando muito próximos aos muros das casas à beira-mar.

As imagens revelam a intensidade da ressaca que atinge a orla buziana, com ondas altas e mar bastante agitado, batendo com força nas residências próximas. De acordo com o Grupamento de Guarda-Vidas, a retirada das embarcações deve ser feita durante a maré cheia, entre 14h e 15h30 deste sábado.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido das 8h deste sábado até as 21h de domingo (9), prevendo ondas entre 2,5 e 3,5 metros de altura no trecho entre Paraty e Armação dos Búzios.

Segundo a Climatempo, a forte agitação marítima está relacionada à passagem de um ciclone extratropical que atua entre esta sexta-feira (7) e domingo (9), seguido pela formação de uma frente fria. O sistema se formou sobre o Sul do país e avança pelo oceano em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, provocando ventos que podem ultrapassar 100 km/h em áreas litorâneas e serranas.

Na Região dos Lagos, municípios como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia registram ventos intensos, mar agitado e chuva forte em curtos períodos. Autoridades orientam pescadores, embarcações e moradores de áreas costeiras a redobrarem a atenção e evitarem atividades no mar até a normalização das condições climáticas.

*Imagens: Folha de Búzios e Búzios Basquete.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias