28/12/2024 — 09:56
  (Horário de Brasília)

Renata Cristiane participa de seminário, em São Paulo, que debate segurança de jornalistas e comunicadoras

Projeto, realizado entre os dias 9 e 10 de fevereiro, contou com comunicadores de 22 estados do Brasil

Compartilhe

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog e a organização internacional Artigo 19, realizou nos dias 9 e 10 de fevereiro, em São Paulo, um seminário sobre Segurança para Mulheres Comunicadoras e Jornalistas. Uma das representantes do estado do Rio de Janeiro foi a CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, que também é editora do O Dia na Região dos Lagos e colunista política da Rádio Costa do Sol FM.

O evento contou com a participação de 50 mulheres jornalistas, comunicadoras e ativistas de 22 estados do país, representando uma diversidade de perfis de atuação. Desde comunicadoras indígenas, quilombolas, passando por jornalistas, radialistas, até comunicadoras de periferia. Foram discutidos assuntos como a proteção física e digital, gênero e política, proporcionando a troca de experiências.

Este encontro também propiciou a formação de vínculos entre elas, reforçando a atuação de cada uma nos seus locais de atuação.

Este foi o primeiro encontro presencial da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores em 2023 e o segundo após a redução no número de casos de Covid-19 e o início da campanha de vacinação.

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores foi criada em 2018, como forma de ampliar a proteção e defesa deste público em âmbito nacional. Hoje a Rede conta com a participação de uma centena de parceiros, espalhados pelos 27 estados do país, entre movimentos sociais, comunicadores independentes, jornalistas, organizações de defesa da Liberdade de Expressão e ativistas.

A Rede também recebe e faz atendimento de casos de violação à Liberdade de Expressão de Jornalistas e Comunicadores que podem ser enviados por meio da plataforma rededeprotecao.org.br. A Rede tem capacidade de atendimento em situações judiciais, de atendimento psicológico, na divulgação de casos de violação à liberdade de expressão e incidência em organismos nacionais e internacionais de Direitos Humanos.

Os estados representados são DF, GO, MA, CE, RR, RJ, PE, PR, SP, AC, ES, BA, RN, SC, PA, RO, AM, RS, MT, AL, MS e AP.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo