InícioRegião dos LagosSão Pedro da AldeiaRemada Azul movimenta Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, neste...

Remada Azul movimenta Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, neste sábado (20)

Ato em alusão ao tratamento do câncer de próstata vai reunir adeptos da canoa havaiana

A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia recebe, neste sábado (20), a Remada Azul. Adeptos da canoa havaiana vão movimentar o local, a partir das 8h, em alusão ao mês da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros. O objetivo do evento é unir esporte ao desenvolvimento da saúde, além de porporcionar informações sobre o assunto. 

A remada é promovida pelos grupos Good Va’aibes, Hoku Va’a e Kauhale Va’a com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. “Estamos sempre dispostos a promover e apoiar iniciativas que desenvolvam bem-estar e saúde coletiva, além de levar informação para a população sobre a necessidade do trabalho preventivo contra doenças recorrentes”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar. 

O evento é aberto a todos os praticantes da modalidade. Os grupos vão oferecer passeios nas canoas ao público interessado em conhecer melhor a prática esportiva.

Câncer de próstata e prevenção

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para maior chance de recuperação. 

A única forma para diagnosticar a patologia é através do toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar o exame. 

Segundo o INCA, uma dieta balanceada aliada à prática de esportes ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. É recomendado 30 minutos diários de atividade física bem como manter o peso adequado para uma vida mais saudável. 

Fonte: Ministério da Saúde

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content