O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou, em janeiro deste ano, um relatório sobre a qualidade das águas das praias da Região dos Lagos, destacando diversas praias impróprias para banho.
O levantamento, que monitora a balneabilidade das águas, revela que, embora Arraial do Cabo mantenha todas as suas praias adequadas para o banho, outras cidades enfrentam problemas com a qualidade da água em várias de suas praias.
O município de São Pedro da Aldeia, por exemplo, apresenta 9 praias impróprias para o banho, o que corresponde a 89% de suas praias monitoradas, entre elas Praia Linda, Centro, Pitória, Sol, Sudoeste, Balneário e Ponta da Areia.
Iguaba Grande, por sua vez, tem 4 praias com águas impróprias, o que corresponde a 80%, destacando a necessidade de cautela nas praias do município.
Em Araruama, o quadro também é preocupante, com 14 praias impróprias, representando 67% das praias monitoradas. Entre as áreas afetadas estão as praias do Areal, Centro, Pontinha, Coqueiral, Barbudo, Iguabinha e Gavião.
Búzios registra 5 praias monitoradas, das quais 36% são impróprias, incluindo as praias do Centro, Armação dos Búzios, Ossos e Ferradura.
Saquarema, com 3 praias monitoradas, possui 33% delas com qualidade de água abaixo dos padrões, com destaque para as praias Lagoas de Itaúna, Boqueirão e Saquarema.
Cabo Frio apresenta 2 praias monitoradas, com 22% delas impróprias para o banho, como as praias de Siqueira e Palmeiras.
Diante dos dados, os banhistas devem evitar entrar nas águas das praias monitoradas pelo Inea que estão listadas como impróprias.
A única cidade da região que não registra nenhuma praia fora dos padrões para o banho é Arraial do Cabo, que segue com todas as suas praias dentro das normas de qualidade.
Veja o vídeo.