back to top
quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioDestaqueRegiões afetadas por estiagem enfrentam seca em Macaé

Regiões afetadas por estiagem enfrentam seca em Macaé

Serão disponibilizados carros-pipa para localidades afetadas, priorizando escolas, creches e hospitais. Governo vai monitorar e evitar a elevação dos preços de venda de água.

O governador Cláudio Castro anunciou, nesta segunda-feira (16), a criação de uma Força-Tarefa composta pelas polícias Militar e Civil, Detro, GSI e Secretaria de Fazenda, com o objetivo de intensificar as investigações sobre incêndios criminosos e regular a venda de água por carros-pipa, especialmente nas regiões afetadas pela estiagem. A seca colocou em estado de alerta os sistemas de abastecimento de Mangaratiba, Macaé, Imunana-Laranjal e Acari, afetando também cidades como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá.

O anúncio foi feito durante reunião do Gabinete de Crise, focada no controle dos incêndios florestais. Segundo o governador, mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia Civil e estão sob investigação.

Em Macaé, a situação tem se tornado crítica devido à falta de chuvas, o que impacta diretamente o abastecimento de água. O sistema Imunana-Laranjal, que atende cerca de dois milhões de pessoas, incluindo Maricá, opera atualmente com 90% da capacidade, gerando preocupação nas autoridades.

Durante o anúncio, o governador Cláudio Castro destacou a importância de uma resposta firme à crise hídrica: “É crucial que cuidemos da população. Estamos disponibilizando carros-pipa para as áreas afetadas pela estiagem e combatendo os focos de incêndios que ainda existem, além de investigar as queimadas criminosas”, afirmou Castro.

As cidades afetadas, como Macaé, São Gonçalo, Niterói e Maricá, estão sendo monitoradas, e medidas emergenciais estão sendo tomadas para evitar o desabastecimento completo. Entre as ações, estão o envio de carros-pipa para escolas, creches e hospitais, além de obras emergenciais de infraestrutura hídrica.

O governo, em parceria com a Cedae e concessionárias da região, está realizando obras de desassoreamento no Canal de Imunana e a instalação de bombas na Barragem do Rio Macacu, na tentativa de aumentar a oferta de água para tratamento e minimizar os impactos da estiagem nas áreas mais afetadas.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo