back to top
26/11/2024 — 05:51
  (Horário de Brasília)

Região dos Lagos tem três praias entre as dez melhores do mundo, segundo lista internacional

Lista contempla as praias Azeda e Forno, ambas em Armação dos Búzios, e Itaúna, em Saquarema. Veja lista completa

Compartilhe

Três das dez melhores praias do mundo estão na Região dos Lagos, conforme a edição 2024 do levantamento anual do CIF-PLAYAS (Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias).

A lista contempla as praias Azeda (10º lugar) e Forno (9°), ambas em Armaçãos dos Búzios; além da mais bem avaliada da região, a Praia de Itaúna, em Saquarema, que ocupa o 2º lugar, sendo superada apenas pela cubana Varadero (Meliá Las Antillas), localizada no município de mesmo nome.

Para chegar à lista final, o órgão internacional, com sedes no Chile, na Colômbia e no Canadá, avaliou 123 praias na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela.

Apenas três continentes e pouco mais de uma dezena de países fazem parte da análise — a própria organização reconhece que o ranking é, na verdade, uma ferramenta de informação para turistas sobre a qualidade dos destinos, já que a maioria das listas de melhores praias do mundo oferece apenas avaliações subjetivas sobre o local, descrevendo sua beleza segundo a opinião de quem a visitou.

Com uma equipe enxuta de 46 avaliadores, entre eles oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, envolvidos no processo, a organização não ampliou o estudo em outras áreas até então. Foram levados em consideração na avaliação a estrutura de recreação da praia, seu estado de proteção ao meio ambiente, conservação e capacidades sanitárias. Conheça as dez mais de 2024, segundo o CIF-PLAYAS:

10ª: Praia Azeda, em Búzios, Brasil

Pontuação: 0,900 (de 1 ponto possível)

Localizada no centro histórico de Búzios, a Praia da Azeda-Azedinha foi considerada “o único grande sítio remanescente de espécies vegetais e animais” da região. Contaram a favor dela ainda sua beleza “cênica”, a paisagem vegetal, as águas claras, areias rosadas e ainda a presença de uma joia histórica, o casarão conhecido como “Mansão da Azeda”.

9ª: Praia do Forno, em Búzios, Brasil

Pontuação: 0,900

Situada entre o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol, ambos considerados duas importantes unidades de conservação do país, a Praia do Forno também se destacou por ser uma “notável remanescente de espécies vegetais e animais” naturais de Búzios — e que correm o risco de não ser vistos em nenhum outro lugar.

Assim como no caso da Praia da Azeda, a beleza da paisagem, a vegetação, águas claras e areia rosada contaram pontos a favor. Mas ela se destacou porque ainda oferece um importante atrativo aos visitantes: é ponto de partida do Búzios EcoTrail, o circuito oficial de trilhas ecológicas da cidade de Búzios.

8ª: Perla Blanca, em Cayo Santa María, Cuba

Pontuação: 0,904

A praia natural limitada por rochas tem apenas 400 metros de extensão e uma faixa de areia de largura média de 25 metros, mas foi o suficiente para galgar o oitavo lugar na lista. Sua areia de grãos médios a finos é biogênica, ou seja, é resultado da decomposição de organismos vivos na orla. Todo o local é um paraíso preservado de outras eras, com águas claras e dunas fósseis de mais de oito metros de altura.

Seu complexo vegetal costeiro também foi considerado “bem conservado” e a praia foi elogiada por ter serviços básicos de alimentação, acessibilidade e segurança para os visitantes.

7ª: La Estrella, em Cayo Santa María, Cuba

Pontuação: 0,905

Esta praia em um enclave na Baía de Santiago de Cuba e perto do Castelo de El Morro recebe um grande número de turistas nacionais e internacionais, mas mesmo assim oferece boa estrutura para banho, caminhadas, banho de sol, pesca e pesquisa, segundo a avaliação do CIF-PLAYAS.

6ª: Grumari, no Rio de Janeiro, Brasil

Pontuação: 0,906

Considerada uma praia rural, Grumari tem 2,5 km de extensão e areia diversificada, segundo a CIF-PLAYAS.

Os quiosques ao longo da costa e ondas favoráveis para o surfe foram avaliados como pontos fortes da praia, que ainda foi descrita como um local de “características marcantes” graças à presença de uma lagoa na faixa de areia, falésias rochosas que a separam de outras praias dos entornos e um canal de rio em uma de suas extremidades.

No entanto, o acesso a Grumari é tido como difícil, já que é necessário chegar de carro particular ou alugado até lá.

5ª: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, Brasil

Pontuação: 0,915

“Bela praia de areia”, graças à sua faixa larga de cerca de 50 metros de largura, Nossa Senhora de Guadalupe é banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos e por isso oferece aos visitantes banhos quentes em sua orla de cerca de 500 metros a cerca de 28 ºC na maior parte do ano.

Ela ainda se destacou por ser cercada de duas belas elevações rochosas, além de vegetação remanescente da Mata Atlântica.

4ª: Playa Varadero (Hotel Internacional), em Varadero

Pontuação: 0,928

“Joia turística de mais de 300 metros de extensão”: assim foi descrita Varadero Internacional, com sua faixa de areia fina e branca bem ampla, de cerca de 50 metros de largura, em frente ao Hotel Meliá Internacional.

As águas azuis cristalinas tornam o cenário paradisíaco, na opinião do avaliador, mas a estrutura fornecida pelo hotel — com área para banho de sol de 22,5 mil metros quadrados — a coloca bem à frente da maioria das representantes desta lista. Ela também se destacou por dunas estruturadas, vegetação original e fauna local preservada, além de limpeza e infraestrutura respeitosa ao meio ambiente e tida como um encontro harmônico entre sustentabilidade.

3ª: Varadero Histórico, em Varadero, Cuba

Pontuação: 0,937

Varadero Histórico é a “porção turística” de Varadero, explica o ranking, já que está fora do circuito de hotéis mais modernos. “Trata-se de um areal linear de excepcional qualidade”, elogia o CIF-PLAYAS. A praia possui certificação para o seu programa de gestão há mais de 30 anos, além de altos índices de visitação e boa estrutura de serviços.

2ª: Praia de Itaúna, em Saquarema, Brasil

Pontuação: 0,943

“Conhecida por sua beleza natural, águas cristalinas e areia fina, a praia de Itaúna é palco de importantes competições esportivas”, salienta o ranking, que ainda lembra que Saquarema é também a capital nacional do surfe graças a “ondas perfeitas”. Situada a cerca de 2,5 km do centro da cidade, ela é acessível de carro, bicicleta ou ônibus, um ponto a seu favor.

Além disso, ela sai à frente da concorrência por possuir estrutura de banho assistido para pessoas com deficiência, dependendo das condições do mar, além de quiosques com banheiros, chuveiros, estacionamento e bicicletários. Seus entornos oferecem ainda ampla gama de restaurantes, bares, lojas de presente.

1ª: Varadero (Meliá Las Antillas), em Varadero, Cuba

Pontuação: 0,951

A porção de Varadero ligada ao Hotel Meliá Las Antillas é uma praia linear e aberta, com cerca de 500 metros de extensão e 50 metros de largura. Com areia branca e fina, águas azuis e transparentes, ela enche os olhos de turistas. Mas assim como em outras colocações, ela se destaca também por boa conservação e pela recuperação realizada ali das dunas e vegetação originais.

O sistema de gestão da praia, mantida pelo hotel, foi considerado “impecável” já que “oferece todos os serviços típicos das praias turísticas”, mas com sustentabilidade.

Com informações do UOL

Kauã Barreto
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo