O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para a Região dos Lagos neste fim de semana, indicando a possibilidade de condições climáticas adversas entre este sábado (8) e domingo (9). Os avisos incluem risco de ventos costeiros intensos, tempestades, chuvas fortes e queda de temperatura.
O primeiro alerta, válido das 12h às 23h59 deste sábado, aponta ventos costeiros classificados como de perigo, com intensificação nas áreas litorâneas. O Inmet alerta para a movimentação de dunas de areia sobre construções próximas à orla.
Outro aviso, também de perigo, abrange o período das 7h47 deste sábado até as 23h59 de domingo, prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Há ainda um terceiro alerta de perigo potencial para chuvas intensas, válido das 8h22 de sábado até as 10h de domingo, com precipitação prevista entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h. Nessa condição, o risco é considerado baixo, mas ainda há possibilidade de alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Por fim, o Inmet emitiu um quarto aviso, também de perigo potencial, indicando declínio de temperatura entre 3°C e 5°C, a partir das 20h de sábado até as 10h de domingo.
O instituto recomenda atenção redobrada da população e reforça orientações de segurança, como evitar abrigar-se sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas, e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






