O Rio Grande do Sul sofre a maior catástrofe socioambiental dos últimos tempos. Segundo último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado nesta terça (7), foram confirmadas 90 mortes e 131 desaparecidos. No total, já são mais de 850 mil pessoas afetadas pelas enchentes.
Por isso, toda iniciativa que pretenda ajudar as vítimas é importante. E é o que muitos moradores se mobilizam para fazer na Região dos Lagos. Porém, para ajudar sem cair em golpes, o Portal RC24H selecionou algumas iniciativas sérias de apoio às vítimas das enchentes.
O que doar
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul listou uma série de itens com preferência para doações. Devem ser priorizados no momento das doações: água potável e cesta básica de alimentos (com itens essenciais, como, por exemplo, arroz, feijão, macarrão, farinha de milho, café).
O órgão ainda informou que, no kit limpeza, precisam ser priorizados rodos e vassouras para a limpeza das casas inundadas. Nas doações de itens de higiene pessoal, é solicitado o envio de fraldas para bebês e fraldas geriátricas.
Além disso, recomendou que não sejam doados roupas e sapatos, pois o estoque atual é capaz de atender a população necessitada no estado.
Onde doar
EM CABO FRIO
- A Cruz Vermelha divulgou ponto de coleta em Cabo Frio, na sede CVB do município, que fica na Rua Roberto Silveira, nº 595, de segunda a sexta, das 9h às 20h. A rede humanitária arrecada roupas para adultos e crianças (em bom estado), fraldas, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e banho (em bom estado), água mineral e calçados para adultos e crianças (em bom estado).
- Adega Galiotto, na Av. Teixeira e Souza, no Parque-Central, das 9h às 20h. O local, em parceria com os Los Pibes do Grêmio, está recebendo fralda infantil e geriátrica; roupas, meias e calçados; garrafa térmica; lanternas; alimentos não-perecíveis.
- Universidade Veiga de Almeira (UVA), na Estrada Perynas.
- ONG Árvore do Bem, na unidade do Shopping Park Lagos e na da Rua Belo Horizonte, nº 690, no bairro Palmeiras.
EM ARRAIAL
- Pousada Timoneiro, na Av. Getúlio Vargas, na Praia Grande.
EM BÚZIOS
- A prefeitura de Búzios divulgou alguns pontos de coleta de roupas, águas, itens de higiene e alimentos, entre outros. São eles: CRAS, Casa da Mulher Buziana ou secretaria, secretaria do Idoso, Defesa Civil, Guarda Municipal e Guarda Mirim.
- A fotógrafa Mariane Leal, que é gaúcha, está acompanhando tudo de perto e se disponibilizando a ir até a casa das pessoas buscar doações. Os interessados em ajudá-la na arrecadação podem entrar em contato com ela através deste perfil do Instagram.
EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
- Correios
- Loja de sorvetes Skimó, localizada no bairro Parque Estoril. Segundo a empresa, a primeira remessa de itens serão enviados ao RS nessa quarta-feira (8).
- A base área da Marinha em São Pedro da Aldeia, que fica na Av. Cmte Ituriel.
EM SAQUAREMA
- Pontos de coleta na Loja Stalefish, em Itaúna; e na Academia Mitra Bacaxá, no bairro que leva o mesmo nome. As entregas podem ser feitas de 9h às 18h até esta quinta (9).