InícioRegião dos LagosCabo FrioRegião dos Lagos recebe exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes...

Região dos Lagos recebe exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Cabo Frio será a primeira cidade a receber o projeto promovido pela Prolagos

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que estreia na Região dos Lagos, levando diversas ferramentas artísticas e tecnológicas em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multiplataforma digital. A primeira cidade a receber o projeto promovido pela Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, será Cabo Frio, entre os dias 4 e 7 de novembro, na Praça de São Cristóvão.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 13h às 18h. Já às 19h, aos finais de semana, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas. 

“Olho D´Água” ficará quatro dias em cada cidade. Entre os dias 11 e 14 de novembro a exposição estará em Arraial do Cabo. De 18 a 21 de novembro em Armação dos Búzios; de 25 a 28 de novembro em São Pedro da Aldeia; e nos dias 1 a 5 de dezembro em Iguaba Grande. “Acreditamos que as crianças são agentes multiplicadores do conhecimento e proporcionar educação ambiental por meio de ações culturais auxilia na construção de uma sociedade mais sustentável” – afirma Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social. A mostra é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. “A exposição está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto, que conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D, que tem o intuito de promover a imersão absoluta do espectador no tema proposto; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao Ar Livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre”, explicou Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

Letycia Rocha
Pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content