Às vésperas de um dos maiores feriados do ano, que vai de 18 a 23 de abril, aumentam os alertas para golpes envolvendo anúncios de aluguel por temporada, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Segundo levantamento da OLX, o território fluminense concentrou 14,7% das fraudes registradas no país em 2024, com destaque para a Região dos Lagos.
Cabo Frio (22%) e Arraial do Cabo (12%) despontam como os destinos mais visados por golpistas na região, que, junto ao Norte Fluminense, soma 48% das ocorrências em território fluminense. Já a Região Metropolitana da capital aparece no topo do ranking estadual, com 49% dos casos. A Região Serrana, Angra dos Reis e arredores responderam por apenas 3%.
O estudo aponta ainda que o município do Rio de Janeiro teve o maior número de ofertas fraudulentas no estado, concentrando 29% das tentativas de golpe.
Com o feriadão prolongado entre a Sexta-Feira Santa e o Dia de São Jorge, a expectativa é de intenso fluxo de turistas e aquecimento no setor de hospedagem. No entanto, a pressa para garantir acomodações pode comprometer a segurança nas transações.
De acordo com especialistas, é essencial comparar preços de imóveis semelhantes na mesma região e desconfiar de valores muito abaixo da média. Além disso, todas as etapas da negociação devem ser registradas. Formas de pagamento com rastreabilidade — como transferências via PIX identificável — e o armazenamento de comprovantes e capturas de tela das conversas são medidas recomendadas.
As residências mais visadas por fraudadores são as casas (60% dos casos) e apartamentos (33%). A recomendação geral é buscar plataformas confiáveis e, sempre que possível, confirmar a veracidade do anúncio diretamente com o proprietário ou administradora.
Com o aumento do fluxo turístico nos próximos dias, o cuidado na hora de fechar negócios pode evitar prejuízos e garantir uma estadia tranquila nas paisagens mais procuradas do estado.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.