InícioSaúdeCovid-19Região dos Lagos está há quatro semanas na bandeira amarela do Mapa...

Região dos Lagos está há quatro semanas na bandeira amarela do Mapa de Risco da Covid

Cenário epidemiológico apresenta melhora: seis regiões estão com baixo risco de contrair a doença e três com risco médio

Pela quarta semana consecutiva, a Região dos Lagos se mantém na bandeira amarela da 37ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira (1) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A região está inserida na área da Baixada Litorânea, com risco baixo de contrair a doença.

O estado do Rio de Janeiro apresentou, de forma geral, melhora do cenário epidemiológico em comparação a análise anterior, com três regiões com bandeira laranja – de risco médio – e outras seis com amarela. Nenhuma região apresenta risco alto ou muito alto.

Além da Baixada Litorânea, as regiões do Médio Paraíba, Serrana, Norte e Metropolitana II também continuam em bandeira amarela, enquanto a Metropolitana I permaneceu na laranja.

As regiões da Baía da Ilha Grande e Noroeste que estavam com bandeira vermelha, de risco alto de contaminação, passaram para a laranja. A região Centro-Sul, que estava laranja, passou para amarela.

A análise compara a semana epidemiológica 24, entre 13 a 19 de junho, com 22, entre 30 de maio e 5 de junho de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 42% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 41% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (02), são 62% para leitos de UTI e 40% para leitos de enfermaria.

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo