Uma forte tempestade com granizo atingiu cidades da Costa do Sol, na tarde desta segunda-feira (16), causando alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. Os municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama registraram o fenômeno, considerado raro na região. Em Arraial do Cabo, ventos fortes provocaram danos estruturais, enquanto Búzios e Maricá também enfrentaram graves consequências.
A queda de energia também foi registrada em vários pontos das cidades. Em Cabo Frio, bairros como Praia do Siqueira, Jardim Esperança e Peró foram os mais afetados, com relatos de vidros de carros quebrados, árvores caindo e ruas alagadas.
No Porto do Carro, um poste caiu, interditando a rua. Um carro quase foi atingido e uma árvore despencou ao lado. Não há informações sobre feridos, mas o cenário chocou moradores que passaram pelo local.
Já em São Pedro da Aldeia, moradores de diversos bairros, como Centro, Baixo Grande e Ponta do Ambrósio relataram, além do fenômeno, ventania muito forte, destelhamentos e quedas de árvores, com prejuízos para comerciantes e residências. Em Iguaba Grande e Araruama, o cenário foi semelhante, com alagamentos e danos materiais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja de tempestade para a região, válido até as 22h desta segunda-feira. A previsão indicava chuvas de até 60 mm/h, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O órgão recomendou que a população buscasse abrigo em locais seguros e evitasse permanecer em áreas abertas, debaixo de árvores ou próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em Búzios, uma árvore de grande porte caiu nas proximidades do Hospital Rodolpho Perissé, interditando o trânsito. Também há registro de granizo em José Gonçalves. Arraial do Cabo não registrou o fenômeno, mas os fortes ventos causaram a queda da fachada de uma pizzaria na Praia Grande. Não há informações sobre feridos em ambos os locais.
Já em Maricá, a situação foi mais grave, com a ventania provocando a queda da árvore de Natal flutuante que atingiu trabalhadores, deixando duas pessoas feridas e resultando em uma morte. A vítima fatal foi identificada como um adolescente de 17 anos.
As recomendações para futuras tempestades incluem a busca por locais seguros, evitando áreas abertas e proximidades de árvores, devido aos riscos de acidentes.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.