A tradicional Rua dos Biquínis, um dos principais polos comerciais e turísticos de Cabo Frio, começa a passar por uma ampla reforma a partir desta quarta-feira (29). A intervenção é coordenada pela Secretaria da Cidade e tem como objetivo requalificar de forma emergencial o espaço, garantindo melhores condições de uso, conforto, segurança e atratividade para comerciantes, moradores e visitantes.
O projeto contempla a revitalização completa da infraestrutura, do paisagismo e do mobiliário urbano, fortalecendo o papel da Rua dos Biquínis como um importante cartão-postal e centro de referência na moda praia da região. Antes do início das obras, foram realizados estudos e levantamentos técnicos para identificar as principais necessidades do local. Nesta fase, os serviços incluem a recomposição dos decks, reforma dos jardins, retirada dos coletores de água e da cobertura central, restauração dos bancos existentes, substituição dos ralos, instalação de novos postes de iluminação e reforma da ponte de madeira.
De acordo com o vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar, a obra representa mais um passo importante na série de ações de reurbanização em andamento em Cabo Frio.
“A Rua dos Biquínis é um símbolo da nossa cidade e um espaço que movimenta a economia local. Essa revitalização vai devolver o brilho e o conforto que o local merece, beneficiando tanto os comerciantes quanto os visitantes. Temos várias obras acontecendo simultaneamente em Cabo Frio, e todas elas têm o mesmo propósito: melhorar a qualidade de vida da população e valorizar os espaços públicos”, destacou Miguel.
A Rua dos Biquínis
A história da Rua dos Biquínis começou por volta de 1953, quando a costureira cabofriense Nilza Rodrigues Lisboa decidiu investir na confecção de peças de banho. Com roupas e biquínis emprestados pela atriz Tônia Carrero, frequentadora assídua da região, Dona Nilza copiou os moldes e fez da artista sua primeira cliente. Usando uma máquina de costura de manivela, sob a luz de um lampião, ela deu início a uma das principais atividades econômicas de Cabo Frio.
Nas décadas seguintes, especialmente a partir dos anos 1980, microempresários começaram a se instalar na região, adaptando antigas casas de pescadores em pequenas lojas. Com o tempo, novos comerciantes se juntaram, ampliando a produção para além dos biquínis e incluindo outros artigos de moda praia.
Hoje, em cerca de 100 metros de extensão, a Rua dos Biquínis concentra grifes de diversos portes que vendem tanto no local quanto para o mercado internacional. É o único endereço do mundo dedicado exclusivamente à moda praia, onde é possível encontrar lançamentos da estação, modelos variados, opções plus size, moda infantil, confecções próprias e peças exclusivas, um verdadeiro símbolo da identidade e da criatividade cabo-friense.
Fotos: Mari Ricci/ COGECOM





