14/07/2025 — 14:20
  (Horário de Brasília)

Reconhecimento facial auxilia na prisão de 4 foragidos da Justiça em apenas uma semana em Maricá

Câmeras inteligentes da Prefeitura flagraram acusado de homicídio circulando pela Rodoviária de Itaipuaçu

Compartilhe

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou neste domingo (13) mais uma importante ação de combate à criminalidade com o apoio do sistema de reconhecimento facial operado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Por volta das 10h, as câmeras inteligentes identificaram um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio circulando pela Rodoviária de Itaipuaçu. Essa é a quarta prisão de foragidos realizada em apenas uma semana graças à atuação conjunta entre tecnologia e forças de segurança pública.

A partir do alerta gerado pelo sistema, agentes da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) foram acionados imediatamente e realizaram a abordagem do suspeito. Após a detenção, o acusado foi encaminhado à 82ª Delegacia de Polícia, onde teve o mandado confirmado. Em seguida, foi transferido para a 76ª DP (Central de Flagrantes).

Como funciona o sistema

As câmeras de reconhecimento facial do Ciosp são conectadas ao banco de dados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ao identificar traços compatíveis com indivíduos procurados pela Justiça, o sistema gera alertas em tempo real. As equipes em campo – compostas por agentes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), e policiais da 6ª Cia da PMERJ – realizam a verificação, e a confirmação legal ocorre na delegacia, respeitando todos os protocolos estabelecidos.

A iniciativa é parte do compromisso da Prefeitura de Maricá com a modernização da segurança pública, apostando na tecnologia como aliada para garantir mais tranquilidade e proteção à população.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias