O 127º episódio do RC Cast recebeu, nesta quinta-feira (2), Rafael Peçanha, professor e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo Rede Sustentabilidade. Durante o bate-papo, foram abordados assuntos como o projeto “Se Cabo Frio Fosse Minha”, como se deu sua mudança de partido e criticou atitudes do atual governo.
Inicialmente, Peçanha falou sobre sua saída do Partido dos Trabalhadores para a Rede Sustentável, após decisão da alta cúpula do PT em apoiar a chegada da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, ao Partido Verde – que faz parte daquela federação partidária. Ele definiu a situação como “desgastante”, mas pontuou que tem pessoas leais ao seu lado e que o acompanharam durante a inevitável mudança. “O que aconteceu só me fortaleceu, como pessoa e como político”, destacou.
Em seguida, o pré-candidato falou sobre seu projeto “Se Cabo Frio Fosse Nossa”, onde pretende construir um plano de governo participativo. O objetivo, segundo Rafael, é “ouvir moradores de cada bairro, para entender as maiores necessidades do local”.
Por fim, Rafael também criticou ações do atual governo como a falta de diálogo com o Sepe Lagos, que está promovendo uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (7). “Não dá para dizer não sempre aos direitos dos trabalhadores”, pontuou.
Com relação à prática do desenvolvimento sustentável, que não é promovida pela prefeitura, Peçanha finalizou: “A receita não é difícil, é só ter vontade de fazer”. Confira a entrevista completa:
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.