23/09/2025 — 19:51
  (Horário de Brasília)

RCFM/ Simone Thomaz comenta acessibilidade para comunidade surda

A intérprete de libras explica a necessidade do trabalho e critica falta de valorização profissional.

Compartilhe

O programa Renata Cristiane Online, transmitido de segunda a sexta-feira pela Rádio RCFM 88,7, também em formato multiplataforma, recebeu nesta terça-feira (23) a intérprete de libras Simone Thomaz, que falou sobre a rotina de trabalho dos intérpretes.

Ela conta que se apaixonou pela língua e a comunidade surda por perceber a necessidade dos deficientes, incluindo para coisas cotidianas, como ir à padaria. Com isso, se motivou para estudar cada vez mais e conseguir ajudar pessoas onde estiver.

Simone também explica que a especialização em libras pode significar uma oportunidade de trabalho ou de complemento de renda e aproveita para criticar a falta de valorização de intérpretes, visto que muitas vezes são chamados para trabalho voluntário: “a gente paga pra estudar, todos devem ser pagos”.

Outro ponto interessante da conversa foi a explicação do porque os intérpretes trocam entre si nos eventos. Ela conta que não é recomendado o profissional ficar mais de meia hora atuando, pois precisam de intervalo para beber água, ir ao banheiro e descansar a mente.

Simone Thomaz também participou do quadro Like e Deslike, onde compartilhou suas preferências sem rodeios.

“O meu like vai para a comunidade surda. O meu deslike vai para a falta de respeito com os técnicos de libras”.

Giulia Navarro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias