04/12/2025 — 11:16
  (Horário de Brasília)

RCFM / Secretários de Iguaba e São Pedro da Aldeia apresentam agenda de Natal, Réveillon e fomento à cultura

Programação de dezembro é detalhada por Carla Valle, Bruno Rodrigo e Thiago Marques, com shows, queima de fogos, espetáculos artísticos e oportunidades para mais de 400 artistas

Compartilhe

O programa Renata Cristiane Online, da Rádio RCFM 88,7, recebeu nesta quarta-feira (3) Carla Valle, secretária de Turismo de Iguaba Grande, Bruno Rodrigo, secretário de Comunicação do município, e Thiago Marques, secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, para apresentar a programação de Natal e Réveillon das duas cidades, além das ações de fomento à cultura previstas para dezembro.

Carla explicou que a abertura oficial do Natal da Prefeitura de Iguaba Grande será no dia 13 de dezembro, mas adiantou que neste fim de semana já haverá uma movimentação especial promovida pela empresa Conect na Praça Edila Pinheiro. Sobre o Réveillon, ela confirmou que a orla receberá a tradicional queima de fogos e anunciou que, logo após, a cantora de pagode Marvvila se apresenta na Praça da Estação. O show começa às 00h30, com encerramento previsto para as 2h.

Durante a participação no quadro Like e Deslike, Carla e Bruno elogiaram o trabalho das equipes das secretarias de Turismo e Comunicação. O “deslike” ficou para os turistas que deixam lixo pela cidade e para moradores que criticam sem contribuir.

O programa também recebeu o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, que apresentou a agenda cultural de dezembro no município. Ele destacou o espetáculo Escola de Artes, que reúne música, teatro, dança e pintura no Teatro Municipal Doutor Átila Costa até sexta-feira (5). A entrada é gratuita — limitada à lotação — e o público acompanha o trabalho de mais de 450 jovens, que este ano interpretam uma releitura de O Auto da Compadecida.

Músico há mais de 20 anos e com esposa e filha artistas, Thiago ressaltou a importância das leis de fomento à cultura. Segundo ele, o acesso às oportunidades “vem se tornando mais fácil através de editais e leis”, mas muitos artistas ainda deixam de participar “por não gostar da burocracia”, o que considera um problema, já que “é um direito dos artistas que está sendo ignorado pela própria classe”.

Ele mencionou o Edital de Chamamento Público nº 11/2025, aberto até 19 de dezembro, que prevê a contratação de mais de 400 artistas para apresentações remuneradas em eventos e projetos da pasta, como o Natal 2025 e o Carnaval 2026. Os interessados podem procurar diretamente a sede da Secretaria de Cultura, onde a equipe presta apoio na documentação e no processo de licitação.

Thiago também participou do Like e Deslike e resumiu a opinião: “O meu like vai para a equipe da cultura. O deslike vai para quem não valoriza os artistas locais”.

Giulia Navarro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias