O programa Renata Cristiane Online desta quinta-feira (21), transmitido de segunda a sexta-feira pela RCFM 88,7 FM, em formato multiplataforma, recebeu como convidados o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, Jailton Dias, e a secretária-geral do Comitê, Dalva Mansur.
Durante a entrevista, Jailton Dias chamou atenção para a quantidade de lixo encontrada na Ilha do Japonês. Segundo ele, o espaço deve ser preservado sem a necessidade de lixeiras, com cada visitante sendo responsável por recolher e levar seus resíduos. A realidade, no entanto, é bem diferente: no caminho para a ilha é possível encontrar pneus, garrafas de vidro, fraldas, embalagens plásticas, entre outros materiais descartados de forma irregular.
Já a secretária-geral, Dalva Mansur, explicou a estrutura do comitê, lembrando que ele foi criado como um consórcio, mas já com características de comitê formal. Atualmente, reúne ONGs, prefeituras e empresas usuárias de água. A escolha desse modelo se deu porque o comitê é uma instância pública de gestão, em que os recursos são destinados à delegatária — nesse caso, o consórcio.
Os representantes também participaram do quadro Like e Deslike, no qual os entrevistados revelam o que mais aprovam e o que definitivamente não gostam.
“O meu like vai para os prefeitos associados à Laguna de Araruama. O deslike vai para a ausência da população quanto a audiências públicas”, disse Jailton Dias.
“O meu like vai para todas as pessoas que acreditam que podem fazer melhor pelos outros. O deslike vai para quem não respeita o próximo”, destacou Dalva Mansur.