11/11/2025 — 01:57
  (Horário de Brasília)

RCFM/ Psicanalista alerta para importância da saúde mental e critica preconceitos comuns

No programa Renata Cristiane Online, Flávia Cariello destacou que termos pejorativos ainda reforçam preconceito

Compartilhe

O programa Renata Cristiane Online, transmitido de segunda a sexta-feira pela Rádio RCFM 88,7, também em formato multiplataforma, recebeu nesta quinta-feira (18) a psicanalista Flávia Cariello, que destacou a importância do cuidado com a saúde mental.

Durante sua participação, a especialista ressaltou que, após o período da pandemia, ficou evidente que sem equilíbrio psicológico não é possível manter uma rotina saudável de trabalho, administrar a vida doméstica ou preservar boas relações interpessoais.

Flávia também chamou atenção para o preconceito ainda existente em relação ao tema, lembrando que expressões como “maluco” e “CAPS” continuam sendo usadas de forma pejorativa, o que, segundo ela, reforça a necessidade de ampliar o debate e conscientizar a sociedade sobre a relevância do cuidado psicológico.

Sobre a polêmica de pessoas usando o chat gpt como terapia, ela explica que o conforto vem do fato que a ferramenta utiliza voz humana e “fala” de maneira carinhosa. Porém, apesar de reconhecer o lado positivo da inteligência artificial, como para buscar informações, números e auxiliar na criatividade, ela afirma que não existe a possibilidade da IA substituir um psicanalista

A psicanalista também alerta para os sinais de que a pessoa precisa buscar ajuda terapêutica: mudança de hábitos, falta de vontade para atividades diárias como lavar o cabelo ou cozinhar, alteração no sono e no apetite podem indicar um problema na saúde mental.

Flávia ainda deixou um recado para as pessoas que acreditam que terapia é sinal de fraqueza. “Só os corajosos conseguem reconhecer a sua fraqueza e pedir ajuda”, dispara.

Ao ser convidada para compartilhar suas preferências sem rodeios no quadro Like e Deslike, ela declarou: “O meu like vai para todos os profissionais de saúde mental. O meu deslike vai para a ausência de estrutura de políticas públicas para a saúde mental”.

Confira na íntegra:

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias