O programa Renata Cristiane Online, transmitido pela RCFM 88,7 e em plataformas digitais, recebeu nesta terça-feira (25) dois convidados importantes da gestão de Búzios: o prefeito Alexandre Martins, que falou sobre obras, finanças e política local, e Daniele Martins, Secretária da Mulher, que apresentou iniciativas de combate à violência de gênero.
Durante a entrevista, Alexandre Martins abordou temas como as obras no Mirante Pai Vitório, a Taxa de Turismo Sustentável, o atraso no pagamento de royalties e o cenário político para 2026. Ele esclareceu que as obras no Mirante Pai Vitório não são conduzidas pela prefeitura, mas sim como parte de uma medida compensatória acompanhada pelo Ministério Público e pela Secretaria de Meio Ambiente. “A obra do mirante não é feita pela prefeitura, e sim por uma medida compensatória acompanhada pelo Ministério Público e pela Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou. Ele ainda declarou que críticas à obra têm motivações de racismo estrutural: “As críticas à obra vêm de um racismo estrutural, visto que só acontecem por ser em um bairro voltado à comunidade negra”.
O prefeito também comentou o pagamento de royalties de petróleo suspensos anteriormente pela ANP. “A Justiça Federal garantiu, há mais de cinco anos, que o município teria o direito de receber R$ 1,36 bilhão em royalties retroativos de petróleo, devido a repasses que haviam sido suspensos pela ANP”, disse. Ele detalhou ainda a forma de pagamento: “Houve uma reunião recente com a ANP, em que foi explicado que essa porcentagem deve ser paga pelos municípios que receberam a mais durante esse período, em parcelas de cerca de 48 meses. É como se estivéssemos vendo o dinheiro, mas de longe. Parece finalmente estar chegando ao fim, e esse recurso será muito útil para as obras que estou realizando”.
Sobre a Taxa de Turismo Sustentável, Alexandre explicou que já existe uma Taxa de Proteção Ambiental (TPA) e que, embora discorde da cobrança para entrar na cidade, levou o projeto à Câmara: “Não sou prefeito de fazer só o que eu quero. Por mais que não concorde, era uma demanda dos secretários, mas deixei claro que eu iria arquivar caso houvesse rejeição, para não quebrar o turismo da cidade”. Ele reforçou a decisão de arquivar a proposta após repercussão negativa.
O prefeito ainda declarou alinhamento político com o governador Cláudio Castro para as eleições de 2026: “É um político que vem apoiando Armação dos Búzios”. Sobre encontros com outros líderes políticos, afirmou: “Já me encontrei com Eduardo Paes e Rodrigo Bacellar, mas estou aguardando o posicionamento de Castro”.
Na mesma edição, Daniele Martins apresentou a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e destacou iniciativas como o CR Homem, centro voltado à reeducação de homens agressores. “O grupo reflexivo irá promover palestras educativas e ações voltadas principalmente a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar acerca da violência contra a mulher”, explicou.
A entrevista contou ainda com o quadro Like e Deslike, em que Alexandre e Daniele compartilharam preferências pessoais: “O nosso like vai para a secretária estadual das mulheres e a Andressa Martins. O deslike vai para a desinformação e a violência”, declararam.





