06/02/2026 — 17:58
  (Horário de Brasília)

RCFM / Léo do Blimp relembra histórias de Arraial do Cabo e da cultura das baleias

Pesquisador e escritor cabista compartilhou livros, curiosidades históricas e uma foto inédita do acervo local

Compartilhe

O programa Renata Cristiane Online, da Rádio RCFM 88,7, exibido também em formato multiplataforma, recebeu nesta sexta-feira (6) o pesquisador e escritor Léo do Blimp, natural de Arraial do Cabo. Em uma conversa leve e descontraída, o convidado revisitou episódios marcantes da história da cidade e da Região dos Lagos, com destaque para fatos ligados à cultura baleeira e ao desenvolvimento local.

Durante a entrevista, Léo apresentou livros de sua autoria que reúnem relatos históricos de Arraial do Cabo. Entre os temas abordados, ele relembrou a caça de uma baleia-azul de cerca de 100 toneladas, em 1962, e a criação da lei federal que proibiu a prática, sancionada em 1987, por iniciativa do então deputado federal Gaston Henrique.

Outro episódio curioso destacado pelo pesquisador foi a retirada de um dirigível em 1944, no estilo Zeppelin, que teria se perdido após enfrentar o nevoeiro característico da Ilha do Farol. O fato integra uma série de acontecimentos pouco conhecidos da história local, resgatados ao longo das pesquisas realizadas por ele.

Léo também explicou a origem da expressão popular “foi feito com óleo de baleia”, muito utilizada para se referir a construções antigas. Segundo ele, no período imperial, parte do imposto arrecadado com a venda do óleo de baleia era destinada a obras públicas, o que deu origem ao ditado, associado à ideia de que determinada construção foi erguida com recursos provenientes desse imposto.

Um dos pontos altos da participação foi a apresentação, em primeira mão, de uma foto histórica de um trem Maria-Fumaça, que fazia o trajeto Perinos–Arraial do Cabo, em 1933. A imagem pertence ao acervo de Dona Silva, bisneta de Miguel Couto e mãe de Marisa Montes, e foi cedida ao pesquisador para divulgação.

Ao final do programa, Léo do Blimp participou do quadro Like e Deslike, no qual deixou registradas as opiniões. “O meu like vai para Renata Cristiane. O deslike vai para a reforma do ponto histórico de Arraial do Cabo”.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias