09/10/2026 — 17:46
  (Horário de Brasília)

RCFM / Karen Coutinho fala sobre violência contra a mulher, participação feminina e políticas públicas

Secretária da Mulher de Búzios destacou a importância da Lei Maria da Penha, do enfrentamento ao feminicídio e da ampliação dos espaços de participação das mulheres

Compartilhe

O programa Renata Cristiane Online, exibido em formato multiplataforma pela Rádio RCFM, recebeu nesta sexta-feira (9) Karen Coutinho, secretária da Mulher de Armação dos Búzios e assistente social especialista em Gestão de Políticas Públicas. Durante a entrevista, a convidada falou sobre violência contra a mulher, feminicídio, participação feminina na política e a importância de políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à garantia de direitos.

Ao comentar declarações que questionam a existência do feminicídio e a importância de medidas de proteção às mulheres, Karen afirmou que esse tipo de posicionamento ignora situações vividas diariamente por muitas brasileiras. Ela destacou que o medo de circular por determinadas ruas, o assédio e outras formas de violência fazem parte da realidade de muitas mulheres.

Para a secretária, negar essa realidade dificulta o enfrentamento do problema e o fortalecimento das políticas de prevenção. Karen também ressaltou a importância da Lei Maria da Penha, lembrando que a legislação é um instrumento de proteção para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e não um privilégio.

Outro ponto da conversa foi a defesa da liberdade das mulheres para tomar decisões sobre a própria vida. Karen afirmou que o empoderamento feminino está relacionado à possibilidade de escolher caminhos, seja na vida profissional, na política, nos estudos ou nas decisões pessoais.

A secretária ponderou, porém, que nem todas as mulheres têm condições de exercer essa liberdade, especialmente quando estão submetidas a relações violentas ou dependem financeiramente de parceiros. Nesse contexto, destacou a necessidade de ampliar o acesso a serviços de acolhimento, proteção e orientação.

A participação feminina na política também esteve entre os assuntos abordados. Karen defendeu que as mulheres reconheçam a importância das decisões políticas para o cotidiano, desde a oferta de vagas em creches e serviços de saúde até a pavimentação de ruas, a iluminação pública e as condições para trabalhar.

Segundo ela, as mulheres têm participação expressiva na organização das famílias e na economia, mas ainda enfrentam barreiras para ocupar espaços de decisão. A secretária também ressaltou que as políticas públicas precisam considerar as necessidades das mulheres nos bairros e nas comunidades.

No quadro Like e dislike, Karen dedicou o like à primeira-dama de Búzios, Dani Martins, que, segundo ela, teve participação importante na criação e no fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município. A secretária também destacou a trajetória política de Dani e a importância de ampliar o reconhecimento da atuação feminina.

Já o dislike foi direcionado às pessoas que descredibilizam o trabalho realizado por mulheres. Karen defendeu a união feminina na luta pelo acesso a direitos e afirmou que é necessário valorizar iniciativas e trajetórias que contribuem para ampliar a participação das mulheres na sociedade.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem – Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias