O programa Renata Cristiane Online, exibido em formato multiplataforma pela Rádio RCFM nesta sexta-feira (13), recebeu a psicanalista Flávia Cariello e os artistas Brian Uchôa e Thawan Lucas para falar sobre cultura Redpill e teatro. Flávia discutiu os efeitos da misoginia e da cultura de ódio nas redes sociais, enquanto Brian e Thawan apresentaram uma oficina gratuita de teatro para todas as idades em Arraial do Cabo.
Durante a participação, a psicanalista explicou que o discurso tem ganhado força nas redes sociais e ajudado a disseminar ideias que estimulam rivalidade entre homens e mulheres. Ao comentar os impactos emocionais dessa realidade para o público feminino, Flávia destacou que o medo e a insegurança fazem parte do cotidiano de muitas mulheres. “Nós andamos sempre com medo, de vidros fechados, escolhemos roupas para sair, tudo isso gera um estresse emocional contínuo para as mulheres, que ficam em constante alerta”, afirmou.
De acordo com a especialista, esse tipo de discurso costuma se espalhar principalmente entre adolescentes que estão em fase de construção da identidade e enfrentam conflitos próprios da idade. Ela também aponta que, muitas vezes, pais e escolas não percebem a vulnerabilidade emocional desses jovens, que acabam encontrando nesses conteúdos um sentimento de pertencimento. A falta de diálogo sobre frustrações e temas difíceis também pode contribuir para esse cenário.
“Eu convido a todos a uma reflexão onde nós, mulheres, possamos existir, ter ideias, brilhar, ter acesso a segurança e a política pública. Que nós possamos exercer nossa feminilidade na maior grandeza. Quantas mulheres precisam ser mortas ainda?”, refletiu.
Flávia participou do quadro Like e Deslike, deixando um “joinha” para todas as mulheres e um “deslike” para discursos de ódio.
O programa também recebeu os artistas Brian Uchôa e Thawan Lucas, integrantes de um movimento artístico em Arraial do Cabo. Durante a participação, eles falaram sobre a importância da arte na formação cultural e apresentaram um projeto que oferece oficinas de dança, instrumentos musicais, artes cênicas e modelo para pessoas de todas as idades.
Thawan, que já participou de produções cinematográficas em nível nacional, comentou sobre os desafios da carreira de ator, como decorar textos, compreender a intenção das falas e desenvolver a interação com outros artistas em cena. Segundo ele, a profissão exige dedicação intensa, com muitas horas de ensaio e grande desgaste mental e físico.
Os artistas também divulgaram um aulão gratuito de teatro, que acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 19h, no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo.
No quadro Like e Deslike, Brian e Thawan deixaram uma mensagem final: “O nosso like vai para os jovens do teatro e os artistas. O deslike vai para os cientistas da internet e comentários sem noção”.





