A prefeita de Araruama, Daniela Soares, foi a entrevistada desta terça-feira (3) do programa Renata Cristiane Online, exibido em meio multiplataforma pela rádio RCFM. Durante a conversa, a gestora abordou uma série de ações previstas para o município e destacou a parceria com o governador Cláudio Castro como fundamental para viabilizar projetos recentes.
Segundo Daniela, foi a articulação com o Governo do Estado que possibilitou a parceria com o Festival Record Sunset Rio, que começa nesta quinta-feira (5) em comemoração ao aniversário da cidade. Além dos shows de artistas nacionais como Luan Santana, Claudia Leitte, Mumuzinho e Calcinha Preta, o evento contará com uma programação diversificada ao longo do dia.
A partir das 7h, estão previstas atividades esportivas como jiu-jítsu, vôlei e futebol, além de teatro e aulas de dança. Os artistas locais se apresentam a partir das 17h, enquanto as atrações principais sobem ao palco às 21h. Para a prefeita, o festival será uma vitrine do potencial do município. “Vale ressaltar também que o município não vai gastar com nada. Os gastos que foram economizados nos shows podem ir para outras pastas, como a saúde”, afirmou.
Uma das medidas anunciadas é a gratuidade do transporte público durante o aniversário da cidade. Na sexta-feira (6), todos os ônibus e ferryboats vão circular sem cobrança de passagem, permitindo que a população aproveite o feriado e as comemorações.
Daniela Soares também comentou sobre a reunião recente no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que reuniu prefeitos da Região dos Lagos. O grupo solicitou a desvinculação de parte dos royalties do petróleo. De acordo com a prefeita, a proposta é desvincular 30% dos recursos do pré-sal, especialmente em municípios como Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema, para aplicação em demandas locais, como infraestrutura e pavimentação de vias.
Na área da educação, a gestora destacou o lançamento do programa Aprender Mais, que concede uma bolsa mensal de R$ 200 a estudantes da rede pública para a compra de livros, suplementos educacionais e internet. A iniciativa se soma a outros investimentos, como distribuição de uniformes e mochilas, climatização das salas de aula, lousas digitais e capacitação de professores.
Sobre a segurança pública, Daniela confirmou avanços para a instalação do 42º Batalhão de Polícia Militar no município. Segundo ela, o local da central de monitoramento já foi definido, e o próximo passo é finalizar o projeto de licitação para a instalação de câmeras de vigilância em Araruama.
A prefeita também falou sobre a relação com o grupo político e os servidores municipais. “Araruama vive um novo momento, com bastante comunicação entre o secretariado e as superintendências, em busca da melhor qualidade para a população”, refletiu.
Em relação ao distrito de Praia Seca, Daniela afirmou que a região tem sido incluída nas políticas públicas, com projetos como a criação de uma orla, reforma dos ferryboats e substituição da tubulação de água, utilizando o balneário como vitrine das belezas naturais da cidade.
A gestora ainda comentou sobre ações da concessionária Enel, que realizou uma força-tarefa de poda de árvores e está promovendo adaptações em escolas para abastecimento por energia solar, iniciativas acompanhadas de perto pela administração municipal.
Ao final da entrevista, no quadro Like e Deslike, Daniela Soares concluiu: “O meu like vai para o governador Cláudio Castro. O deslike vai para as fake news”.





