Protetores de animais estão denunciando o suposto abandono do Canil Municipal de Cabo Frio, localizado na Fazenda Campos Novos, no distrito de Tamoios. Conforme relatos, o local está malcuidado, com mato alto, acúmulo de fezes nas fossas e baias.
O relato chegou ao Portal nesta sexta-feira (22); contudo, denúncias sobre “péssimas condições do local” não são atuais. Em julho deste ano, por exemplo, a vereadora Carol Midori (UNIÃO) relatou nas redes sociais um “cenário de abandono e negligência com os animais”, que estariam vivendo “em condições insalubres e sem o tratamento adequado”.
Já nesta sexta-feira, vídeos feitos por uma protetora mostram que o mato estava tão alto que ela sequer conseguia chegar até as baias. “Parece que vão roçar hoje, por livre e espontânea pressão de nós, as protetoras”, diz uma das denunciantes.
Outras imagens mostram o excesso de fezes nas baias e fossas. Para as protetoras, o abrigo está “em situação de abandono”. “Quem sabe [com a divulgação disso] alguém não toma uma atitude e manda alguém pra cuidar dos animais direito”, relatou uma protetora.
Já a prefeitura explicou que, conforme o cronograma, o serviço de capinaria foi realizado no canil municipal nesta sexta-feira e que a limpeza da fossa está marcada para segunda (25). Além disso, em nota, o município negou as denúncias de abandono e informou que o local passa por manutenção constante. Confira a nota oficial:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que não procede a denúncia sobre o abandono do Canil Municipal. O local passa por manutenção constante, realizada pela equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca. Nesta sexta-feira (22), toda a área passou por capina e retirada do mato. Na segunda-feira (25), já está programada a limpeza da fossa.
Com relação a limpeza e higienização das baixas, as mesmas são realizadas diariamente pela equipe do Canil Municipal”.
Sobre o Canil Municipal
Segundo a prefeitura de Cabo Frio, atualmente, o Canil Municipal tem 170 cães e 20 gatos abrigados. O local não está recebendo mais animais por determinação do Ministério Público.
Os animais abrigados recebem atendimento veterinário todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).