InícioRegião dos LagosCabo FrioProtesto na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, reivindica saneamento da lagoa

Protesto na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, reivindica saneamento da lagoa

Ato, com direito até a Papai Noel, foi realizado na manhã deste sábado (24), na Avenida América Central

Manifestantes chegaram a interromper o trânsito na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, reivindicando saneamento na Lagoa de Araruama na manhã deste sábado (24).

O ato, marcado para 9h, chegou a contar até com um Papai Noel para chamar a atenção de quem passava por ali.

A concentração ocorreu em frente ao semáforo da Avenida América Central.

O grupo hasteou bandeiras com os dizeres “Prolagos acabou com o turismo da região” e “se o Consórcio Lagos São João fosse bom, a lagoa estaria um brinco”.

Segundo a organização do ato, a poluição da lagoa é prejudicial aos moradores e pescadores locais.

Citadas no ato, o Portal RC24h procurou a Prolagos e o Consórcio Lagos São João para se posicionarem.

A concessionária disse, por meio de nota, que tem feito sucessivas reuniões com a ONG Nossa Lagoa Viva e “vem trabalhando em parceria com ela na articulação com autoridades municipais e estaduais na busca de melhorias para a orla da Praia do Siqueira”.

“A empresa está concluindo a implantação de cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto no bairro, reforçando a proteção ao meio ambiente”, continuou a empresa.

A Prolagos disse ainda que, no próximo ano, está previsto o início da obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto, “que será uma das mais avançadas da região e irá operar em nível terciário”.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João, por sua vez, informou que atua na elaboração de projetos ambientais e no debate público sobre as ações de conservação da natureza em sua área de abrangência.

O consórcio esclareceu ainda que “não tem papel de fiscalização ou poder de punição em relação ao sistema de saneamento”.

“Em seu histórico de atuação, o Consórcio vem colaborando de forma determinante, desde 1999, como parte do processo de recuperação ambiental da Lagoa de Araruama, e se coloca à disposição para intermediar o tema junto à sociedade civil, ao poder público e à iniciativa privada”, concluiu a nota.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo