InícioRegião dos LagosIguaba GrandeProlagos sedia treinamento do programa Infra Inteligente

Prolagos sedia treinamento do programa Infra Inteligente

Iniciativa realiza o mapeamento das unidades operacionais, criando gêmeos digitais em tecnologia 3D

Para melhorar ainda mais os processos e potencializar a qualidade dos serviços prestados, cerca de 50 profissionais da Aegea, holding de saneamento da qual a Prolagos faz parte, participaram de um treinamento na Estação de Tratamento de Água de Juturnaíba e na Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Grande. A ação foi realizada para capacitar a equipe do programa Infra Inteligente, que irá realizar o mapeamento de todas as unidades operacionais do grupo, criando gêmeos digitais. 

Para a capacitação, foram utilizados 9 drones, que realizam voos capturando imagens de alta resolução, aplicativos móveis e GPS de alta precisão, além de reunir especialistas em voos de drones, topografia, estruturas civis, instrumentações e equipamentos eletromecânicos. Esta equipe irá iniciar a diagramação das unidades da concessionária Águas do Rio, vencedora de dois blocos da Cedae, e em seguida, retorna para a Prolagos. 

A tecnologia é o que há de mais moderno em mapeamento. Um escâner a laser coleta um milhão de pontos por segundo e faz registros fotográficos, efetuando uma reprodução tridimensional que reunirá informações sobre a estrutura física e operacional das unidades, possibilitando acesso a uma réplica fiel nos computadores, levando a unidade operacional para dentro dos escritórios. A ferramenta também permite que as unidades sejam visitadas de qualquer lugar com o auxílio de óculos de realidade virtual, gerando a sensação da pessoa estar dentro do local, com uma visão tridimensional do instante que foi capturado.  “O mapeamento nos fornece um conjunto de dados digitais e documentais, que trarão uma visão do processo operacional e das condições da estrutura. Conhecendo esses dados, temos a oportunidade de direcionar estrategicamente os investimentos da concessionária para onde trará mais benefícios para a população” – explica o diretor de Projetos da Aegea, Wagner Carvalho.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content