Prolagos retoma programa de educação ambiental nas escolas municipais da Região dos Lagos

Saúde Nota 10’ inicia atividades em colégio de São Pedro Aldeia, após dois anos de paralisados por causa da pandemia

132

Em uma sala cheia de olhinhos atentos e curiosos, da Escola Municipal Pequiá, em São Pedro da Aldeia, o ‘Saúde Nota 10’, retornou nesta semana, após dois anos de restrição por causa da pandemia da Covid-19. Mais de 250 crianças do 1º ao 5º ano do colégio, assistiram às palestras interativas. Essa foi a primeira instituição de ensino a receber o programa, mas até o fim do ano, mais de 20 escolas, selecionadas pelas secretarias de Educação das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro, receberão a ação. O programa de educação socioambiental da Prolagos leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais.

Além das palestras, os estudantes também participam de um concurso cultural, onde são convidados a produzir um desenho, do 1º ao 3º ano, ou uma redação, 4º e 5º anos, com o tema ‘água e esgoto tratados: saúde para todos’. Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por representantes da empresa, que analisa critérios como relação com o tema, clareza nas ideias, sensibilidade e criatividade. Os melhores de cada categoria são premiados: primeiro lugar uma bicicleta, segundo mochila e kit do ‘Prolaguito’ e o terceiro ganha um conjunto de brindes do mascote. “Nós estamos muito felizes por fazermos parte do programa. As crianças estão numa grande expectativa, ansiosos e se empenhando bastante nos trabalhos que irão concorrer à premiação”, pontua Elaine Lessa, diretora adjunta da E. M. Pequiá.

A entrega do prêmio acontece no dia do encerramento, quando é apresentado o teatro infantil ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’, que aborda assuntos como às consequências do descarte incorreto do lixo, a importância de não desperdiçar os recursos naturais, além de mostrar que esses cuidados devem ser de todos. De maneira criativa e com a participação do público, ‘Prolaguito e a Galera da Água’ derrotam o monstro da sujeira, o ‘Sujismundo’, e mostram para os alunos que todos podem combater a poluição.

A Prolagos realiza diversos programas socioambientais anualmente. Só em 2021, cerca de 10 mil pessoas foram impactadas pelas ações. Neste ano, a equipe do setor de Responsabilidade Social se reuniu com representantes das secretarias de Educação dos municípios para definir os projetos que serão realizados em cada cidade da área de concessão. “Durante as reuniões, definimos o planejamento para 2022 e ouvimos sugestões de cada secretaria. Ao todo, serão 15 programas realizados durante o ano inteiro. Essa é a nossa forma de promover o desenvolvimento sustentável da região, gerando conhecimento e o fortalecimento da população, preservando a história, cultura e o turismo local”, ressalta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Conheça os programas e projetos sociais da concessionária:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui