28/08/2025 — 15:07
  (Horário de Brasília)

Prolagos reforça sistema de esgotamento sanitário na região do Mercado do Peixe, em Cabo Frio

Concessionária está implantando, no local, mais de 100 metros de rede de captação e uma estação elevatória

Compartilhe

A Prolagos iniciou uma nova obra de reforço no esgotamento sanitário, desta vez, na região do Mercado do Peixe, em Cabo Frio. Estão sendo implantados uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e mais de 100 metros de rede, que terão como objetivo interceptar e impulsionar o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Jardim Esperança, que passa por obras de ampliação.

O objetivo da intervenção no Mercado do Peixe é interceptar o esgoto gerado por imóveis e estabelecimentos da região, garantindo uma nova barreira de proteção para a Lagoa de Araruama, em um dos pontos mais tradicionais de Cabo Frio. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de setembro.

“A obra que estamos realizando na região do Mercado do Peixe é um investimento estratégico para o sistema de esgotamento sanitário de Cabo Frio. A nova Estação Elevatória de Esgoto e a rede implantada foram projetadas para reforçar a interceptação e o direcionamento do efluente, garantindo que ele não seja lançado na Lagoa de Araruama. Essa intervenção reforça nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e com a saúde da laguna”, comentou o gerente de Serviços da Prolagos, Ricardo Crescencio.

Todo o efluente captado após a conclusão das obras será direcionado para o cinturão coletor de esgoto, que foi implantado no local no ano passado. Depois, ele é impulsionado para a ETE, que está passando por obras de ampliação e modernização.

Atualmente, a Prolagos está investindo mais de R$ 400 milhões somente em melhorias para o esgotamento sanitário nas cidades em que atua. Uma delas é a ampliação e modernização da outra Estação de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, na Praia do Siqueira. Somando as intervenções nas duas estações de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, o investimento total é de quase R$ 170 milhões.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias