A Concessionária Prolagos está realizando obras de ampliação da rede de abastecimento na Comunidade Quilombola de Baía Formosa, em Búzios. As intervenções, que começaram no dia 8 de janeiro, têm previsão de término ainda este mês, com implantação de mais de um quilômetro de rede, atendendo 52 famílias do Núcleo Zebina com água tratada.
Moradores receberam a visita de colaboradores da Prolagos, no fim de dezembro, quando foram esclarecidas dúvidas sobre a implantação da rede de água tratada na localidade. No encontro, realizado na sede do Quilombo, eles receberam orientações, como as informações necessárias para ter as instalações, sobre cadastro, como ter acesso à tarifa social e a forma segura de armazenar a água.
“Este passo faz parte do compromisso da Prolagos de universalização do acesso à água tratada. Estamos investindo na ampliação do abastecimento, buscando sempre a próxima casa, ou seja, avançando em locais, famílias e comunidades, levando saúde e qualidade de vida”, disse o diretor-presidente da Prolagos, Luiz Fernando Fabbriani.
Um dos pontos tratados na apresentação, a Tarifa Social dá um desconto na conta de água para moradores que preencherem quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; o imóvel ter construção de até 50m²; fazer parte de algum programa de proteção social do governo seja ele municipal, estadual ou federal; e ter média de consumo anual de 10m³ de água.
“Para nós, é um momento muito importante, pois é um momento de dignidade chegando à nossa comunidade. Nós agradecemos à Prolagos pela atenção que tem nos dado durante todo esse processo, para que nós venhamos a conseguir isto. Eu creio que as pessoas estão felizes, estão se sentindo dignas, agora, por terem esse serviço”, comentou o presidente da Associação de Moradores da Baía Formosa, José Ricardo Bemquerer.
Equipes da Prolagos fazem, desde o início das intervenções, o atendimento dos moradores, com cadastro e instalação dos pontos de ligação. O contato está sendo feito de “porta em porta”, sem necessidade dos novos clientes saírem de casa, e estão sendo oferecidas condições especiais para que todos consigam ter acesso ao serviço.