“Foi muito tempo esperando essa água. E a gente orou tanto para ela chegar… Estamos muito gratos”. É este o sentimento de Elaine Alberici, moradora do Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia. Ela participou do “Prolagos no Seu Bairro”, evento que levou os serviços da concessionária e marcou oficialmente a chegada da água tratada à comunidade. O evento aconteceu no último sábado (20), no campo de futebol da Avenida Brasil.
“Gastava cerca de R$ 600 com água. Tenho cinco filhos e o gasto era muito grande. Agora, tivemos uma diminuição imensa. E com uma água que a gente pode beber com confiança, tomar banho, sem medo de ser de uma procedência errada. Estamos todos contentes”, comentou.
Elaine é uma das cerca de 600 famílias que receberão o serviço. Ao todo, a obra contou com a construção de oito quilômetros de adutora, que é a tubulação de grande porte, e mais de 22 quilômetros de rede.
“É muito gratificante estar aqui, trazendo água para estas 600 famílias. Água é dignidade, é qualidade de vida. Pessoas que carregavam água nas costas, em balde, agora têm água encanada, água potável de qualidade em casa. A gente fica muito feliz de estar contribuindo e deixando esse legado aqui ao Parque Arruda”, comentou o diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade.
A cerimônia de lançamento da água tratada no Parque Arruda contou com a participação do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, e o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Jean Pierre.
“Quero muito agradecer à Prolagos e a todos os funcionários que estiveram aqui instalando a rede e proporcionando um carinho, uma gentileza, e, agora, está chegando água de verdade à população do bairro. Pude acompanhar as equipes trabalhando aqui e é de uma felicidade ver o morador sorrindo, servindo café para os trabalhadores, numa grande alegria de estar vendo o serviço sendo feito”, disse o prefeito.
Para marcar o momento, um chuveiro foi ligado pelas autoridades presentes no evento. Quem aproveitou foi a criançada, que deu uma pausa na recreação para se divertir com um banho, amenizando o calor da manhã de sábado. Para o presidente da Câmara, este é um momento para se guardar.
“Sei bem o que é isso. Há cerca de 20 anos, eu era uma criança assim no bairro Alecrim, muito feliz de poder estar recebendo água no bairro onde morava. Hoje, podemos ver essa mesma reação. Desde 2020, pegamos essa luta e hoje temos essa vitória, trazendo muita alegria, não só para os moradores, mas para mim também”, comemorou o presidente da Câmara, Jean Pierre.
O “Prolagos no Seu Bairro” contou ainda com os serviços comerciais da empresa. Foi uma oportunidade para os moradores que não conseguem ir a uma loja da concessionária conseguissem realizar atendimentos perto de casa, como pedindo nova ligação com condições especiais, troca de titularidade, adesão à Tarifa Social (que oferece 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda), retirada de segunda via, entre outros.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia também levou diversas secretarias com outros serviços. As equipes das secretarias de Saúde estiveram com vacinação antirrábica, instrução de saúde bucal e aferição de pressão arterial; a de Assistência Social, com recadastramento do CadÚnico; Meio Ambiente, com campanha de uso racional da água; e a de Segurança e Ordem Pública, divulgando sobre a Patrulha Maria da Penha.
Além dos serviços, o “Prolagos no Seu Bairro” também ofereceu instruções sobre tratamento da água com o Laboratório Móvel e atividades recreativas para as famílias, com pipoca, pula-pula e a presença do Prolaguito, personagem da Prolagos que ensina de forma lúdica sobre a importância do saneamento.
Também estiveram presentes o chefe de Gabinete da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, os secretários de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, e os vereadores Márcio Soares e Fernando Mistura.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.