A concessionária responsável pela água e esgoto em cinco cidades da Região dos Lagos, Prolagos, abriu as inscrições para 3º Prêmio de Jornalismo Ambiental nesta sexta-feira (5).
Segundo a Prolagos, a premiação tem o objetivo de estimular a produção de reportagens sobre saneamento e sua relação direta com a preservação da natureza, saúde pública e desenvolvimento urbano.
Assim como nas edições anteriores, a premiação vai contemplar as duas melhores reportagens nas categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, webjornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. Além das categorias profissionais, o prêmio é estendido também para os universitários do curso de Jornalismo.
“Fazer parte do 2º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental foi uma experiência incrível! Acho que esse é um ótimo incentivo para nós universitários, pois acabamos tendo noção de como é se sentir mesmo um jornalista. Foi a primeira vez que escrevi uma reportagem completa, indo a fundo para apurar a matéria e entrando em contato com as fontes”, comenta Juliana Gandard, vencedora da categoria Universitária na última edição.
Além de troféus, serão distribuídos R$ 36 mil em prêmios. Entre as categorias profissionais, a premiação em dinheiro será de R$ 4.500,00 e R$ 2.500,00, respectivamente primeiros e segundos lugares. A categoria jornalismo universitário receberá quantia em espécie no valor de R$ 1.000,00.
Poderão ser inscritas reportagens publicadas entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2021, prazo final para as inscrições. O regulamento está disponível no site.
A iniciativa tem o propósito de valorizar a imprensa da Região dos Lagos, principalmente neste momento de pandemia em que o jornalismo tem sido essencial para disseminar informações sobre saúde pública, e reconhecer o trabalho de profissionais que levam a conscientização ambiental por meio de suas atividades.
“A informação é o principal meio para impulsionar as mudanças e os jornalistas possuem um papel essencial neste caminho. Este prêmio é uma oportunidade de multiplicar a informação e levar a conscientização sobre os desafios e benefícios do saneamento, algo essencial para o bem-estar da população. Além disso, através dessa ação, queremos reconhecer e valorizar o trabalho sério realizado pela imprensa da região e seus veículos de comunicação”, afirma o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
Nesta edição, a identidade visual passou por modificações: uma árvore formada por um lápis, que representa o texto, o pensamento e a apuração. A base do tronco de uma árvore que tem nas suas raízes e galhos simboliza o início de rios e afluentes. A arte representa a união do jornalismo e da natureza, que trazem informações que vão crescendo e se espalhando, alcançando diferentes públicos.