Projeto Impulso vai atender cinco municípios da Região dos Lagos
Promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, envolvendo desde uma estrutura de governança local, até o fortalecimento dos indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, preservando sua história, cultura e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades, esse é o propósito do projeto “Impulso”, lançado pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, na noite desta terça-feira (23). Devido às medidas de prevenção da Covid-19, o evento que inicialmente seria presencial, precisou ser adaptado e foi realizado de forma virtual. O encontro online contou com a participação Sérgio Braga, diretor-presidente da Prolagos; Juliana Almeida Dutra, diretora de Projetos da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes; Aníbal Fonseca, da Ciência Prima – Ensaios e Projetos de Instalações Científicas; Marta da Costa, representante da comunidade quilombola da Rasa; Cícero Vanderley, presidente da colônia de pescadores Z-9, de Iguaba Grande; Angélica Santos, moradora e pescadora da Praia do Siqueira; Katia Mansur (geóloga, professora da UFRJ e coordenadora científica do projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ; Fátima Brito, representante da Casa da Ciência, da UFRJ e do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha.
Por meio do projeto Impulso, serão promovidas diferentes ações de desenvolvimento nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, partindo de princípios de conscientização e autonomia, passando por atividades lúdicas e de educação e, ainda, por treinamentos e ações localizadas. O programa é dividido em 3 subprojetos: “A Natureza da Educação para o Mangue”, “Vida na Lagoa” e “Estação Fonte do Saber”.
“A intenção foi desmembrar o projeto para que pudéssemos alcançar o maior número de pessoas, respeitando as particularidades de cada município da nossa área de concessão” – explica Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social.
A Natureza da Educação para o Mangue
É um projeto de formação de guias de turismo, para jovens com idades entre 16 e 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Búzios. Para composição do programa, o local foi mapeado e está sendo elaborado roteiro de turismo, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração, o Mangue de Pedra.
Vida na Lagoa
É uma ação voltada para os pescadores e suas famílias, que visa promover estruturação profissional de forma a otimizar o potencial da profissão e dos produtos oriundos da atividade pesqueira, gerando rendas complementares para os participantes, com orientação jurídica para legalização dos profissionais e construção estatística da profissão na região.
Estação Fonte do Saber
Será construído um espaço científico cultural, na Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira, com foco em educação ambiental, para que toda a população, especialmente estudantes de escolas públicas, tenham acesso, por meio de visitas monitoradas. O local terá uma exposição, com instalações científicas lúdicas e interativas, retratando características da água e fenômenos que ilustram o comportamento desse líquido em diversas situações
“Nossas cidades são ricas em biodiversidade e em cultura. Valorizar a população local, por meio de ações que promovam geração de renda e educação, nos faz transcender o simples fornecimento de um serviço, nos ajuda a contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, perpetuando a história da localidade” – afirma o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.