Início Armação dos Búzios Prolagos inicia programa de educação ambiental e geração de renda em Búzios

Prolagos inicia programa de educação ambiental e geração de renda em Búzios

“A Natureza da Educação para o Mangue” prepara guias turísticos com foco no desenvolvimento sustentável do Mangue de Pedra

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, iniciou nesta semana, um programa gratuito de formação de guias turísticos, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Armação dos Búzios. O programa “A Natureza da Educação para o Mangue” segue até o dia 5 de maio, com aulas presenciais, respeitando todas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19.

Os encontros serão realizados de segunda a sexta-feira, no Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI), com formação 30 horas de duração, divididas em 3 horas por dia, durante duas semanas.

“Essa é uma oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho, aprendendo sobre a história da comunidade e valorizando o local onde vivem. Eles também poderão ser multiplicadores do aprendizado, ajudando a capacitar outras pessoas” – falou Angélica Braz, assistente de Projetos Sociais da Prolagos.

Ao todo, 20 jovens estão participando do curso. Para a composição do programa, a região do Mangue de Pedra, na Rasa, foi mapeada para a elaboração de um roteiro com conteúdo turístico, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração, o Mangue de Pedra.

“É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos” – disse o aluno, Marcos Paulo.

O projeto “A Natureza da Educação para o Mangue” é um dos três subprogramas do projeto Impulso, lançado de forma virtual no dia 23 de março pela Prolagos e que também acontece nas cidades de Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

“Essa é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, envolvendo desde uma estrutura de governança local, até o fortalecimento dos indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, resgatando e preservando sua história, cultura e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades” – afirmou o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content