InícioMeio AmbienteProlagos inaugura usina solar no Norte Fluminense 

Prolagos inaugura usina solar no Norte Fluminense 

Em parceria com a Brasol, o empreendimento atende a 79 unidades operacionais da concessionária, tem potência instalada de 2,89 MWp e geração de energia estimada em 4,22 GWh por ano


A Prolagos acaba de dar um grande passo no processo de transição para o uso de energia renovável na operação de suas atividades, ao inaugurar uma usina solar localizada no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. O empreendimento atenderá o consumo energético de 79 unidades operacionais da concessionária, incluindo estações elevatórias de esgoto, reservatórios e unidades de bombeamento de água nos cinco municípios atendidos: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. 

Realizado em parceria com a Brasol, empresa investida da Siemens e BlackRock e consolidada no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa, o novo empreendimento é robusto. Em uma área de 30 mil metros quadrados, os 5.670 módulos têm 2,89 MWp de potência instalada e geração estimada de 4,22 GWh por ano – o equivale à redução de 1,8 mil toneladas métricas de emissão de dióxido de carbono (CO2), composto químico que, em alta concentração, tem grande impacto nas alterações climáticas no planeta) e ao plantio de aproximadamente 30 mil árvores. 

O investimento na nova usina em São João da Barra vai ao encontro da estratégia do Grupo Aegea do qual a Prolagos faz parte, de priorizar uma matriz elétrica renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia. O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, ressaltou o compromisso da empresa em buscar opções sustentáveis para sua operação.  

“O início da operação da usina solar que vai atender à Prolagos reforça a nossa missão de prestar serviço de saneamento básico de qualidade para a população da Região dos Lagos, alinhados às melhores práticas observadas no mundo de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental”, destaca Pedro.  

O CEO da Siemens Participações e conselheiro da Brasol, David Taff, celebrou a parceria. 

“Para nós é uma grande oportunidade de colaborar para as metas de geração-limpa da Aegea com um amplo portfólio de monitoramento e Smart Infrastructure. Nosso papel é levar uma maior eficiência ao projeto, oferecendo a oportunidade de a empresa captar e analisar os dados gerados durante a operação, transformando-os em insights e geração de valor ambiental, social e econômico para a região fluminense”, destaca. 

A usina em São João da Barra é o terceiro empreendimento do Grupo Aegea, em conjunto com a Brasol, que atende empresas do grupo no estado do Rio de Janeiro. Em junho do ano passado, foram entregues duas usinas fotovoltaicas para atendimento de unidades da Águas do Rio, outra empresa integrante do grupo. No entanto, vem na esteira de outros projetos feitos pelas empresas.  

“Com esta inauguração, chega a 11 o número de projetos que fazemos com o Grupo Aegea. Este marco reflete tanto o nosso compromisso em liderar a transição energética no país quanto a confiança que temos neste parceiro”, disse o CEO da Brasol, Ty Eldridge. Utilizando o modelo “as a service”, a Brasol investe e opera infraestrutura de transição energética para seus clientes, incluindo energia solar, subestações, estações de recarga de veículos elétricos, e baterias, além de outras soluções. “Este é o primeiro de muitos passos para ajudar nossos clientes, incluindo a Aegea, a construir um futuro energético mais sustentável e resiliente”, conclui Eldridge. 

Compromisso do Grupo Aegea 

A adoção de energia solar pela Aegea faz parte do compromisso da companhia em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e tem avançado em sólidas parcerias com projetos de geração distribuída de energia em operação e implementação em 11 estados.  

 Sobre a Brasol             

Especializada em soluções de transição energética no modelo de serviço e consolidada no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa. Com a trajetória de mais de US$1 bi de investimento em 14 países, a empresa oferece as melhores práticas globais em soluções de energia solar, subestações, carregamento de EV, além de outras soluções. Empresa investida da Siemens, a missão da Parceira é atender o portifólio energético completo do cliente e todas as suas necessidades, permitindo que ele foque no seu core business.   

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo