InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosProlagos implanta rede coletora de esgoto no bairro Capão, em Búzios

Prolagos implanta rede coletora de esgoto no bairro Capão, em Búzios

Obra faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, que prevê a construção de 40km de rede separativa no município, até 2026

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, está realizando uma obra de ampliação de rede coletora de esgoto no bairro Capão, em Armação dos Búzios. Nesta primeira etapa serão implantados 3.220 metros de rede, beneficiando cerca de 250 famílias com a destinação correta do esgoto, mais saúde e qualidade de vida. A obra faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, que prevê a construção de 40 km de rede separativa no município até 2026.

No bairro também será implantada mais uma estação elevatória, que irá transpor o esgoto captado para a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, localizada no bairro São José. Com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia, a ETE Búzios opera uma das tecnologia de reciclagem de água mais modernas no país, produzindo ao final do processo água de reuso que hoje é utilizada para irrigação. “Esta rede só ficaria pronta em 2023, mas chegamos em um acordo com a Prolagos, que entendeu a necessidade de antecipar a obra, trazendo muitos benefícios para a população e desenvolvimento para a cidade” – relata Miguel Pereira, vice-prefeito de Búzios e secretário de Obras, Drenagem e Saneamento.

Com a intervenção, as ruas do Capão se somam a bairros que já contam com rede separadora de esgoto como Manguinhos, Geribá, Centro, João Fernandes, Ferradura, entre outros. “Com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio” – explica Adibe Santos, coordenador de Engenharia da Prolagos.

Até 2026, 50% da população buziana receberá a implantação de rede coletora, fazendo a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto. Em complemento, estão previstas ainda a construção de 07 estações elevatórias, 2,48 km de rede para bombeamento do esgoto, além de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content