InícioRegião dos LagosProlagos bate recorde de dias sem acidentes de trabalho com afastamento

Prolagos bate recorde de dias sem acidentes de trabalho com afastamento

No mês em que comemora 23 anos de operações, a Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de cinco municípios da Região dos Lagos, bate o recorde de dias sem acidentes de trabalho com afastamento: 488 dias conquistados, até esta segunda-feira, 19 de julho. Este marco reforça a cultura de prevenção e segurança da companhia, que é focada em comportamentos e ambientes seguros. 

A conquista foi alcançada graças às medidas de prevenção a acidentes adotadas pela concessionária e cumpridas diariamente pelos colaboradores, com ações que priorizam a saúde e o bem-estar. Para reforçar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) na rotina de trabalho, condição inegociável na empresa, campanhas de conscientização são realizadas frequentemente. “Aumentar esta marca será sempre um dos maiores desafios, estamos cientes de que não podemos relaxar, pois é esse desafio que nos move para sermos cada vez mais audaciosos e perseverantes para garantirmos acidente zero”, pontua o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Outro fator importante para o alcance do índice é a reciclagem periódica dos treinamentos, com a promoção de cursos para as mais diversas atividades, como trabalho em altura; espaço confinado; utilização de máquinas e equipamentos; trabalho em eletricidade e sistemas elétricos de potência e direção defensiva. Além dos cursos presenciais, a empresa também oferece aulas online por meio da Academia Aegea, plataforma de ensino corporativo.

A Prolagos também adotou outras medidas como: estabeleceu o limite de velocidade máxima em 60 km/h para todos os carros, retirou as motocicletas da frota, faz o acompanhamento de todos os veículos em tempo real e realiza diariamente com as equipes Diálogos Periódicos de Segurança (DDS e DSS). “A contribuição dos gestores foi fundamental para que a implantação dessas atitudes realmente funcionasse. Eles estão mais próximos das equipes e nos auxiliam na orientação e monitoramento dos devidos cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores em cada frente de trabalho” – ressalta Felipe Liberato, coordenador de EHS da concessionária.

Como a maioria dos acidentes costuma acontecer no trajeto entre um serviço e outro, estas ações contribuem com a proteção dos profissionais e, também, para um trânsito mais seguro para todos. Em 2020, mais de 17 mil pessoas se feriram em acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro, de acordo com relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os números alarmantes refletem a realidade de todo o estado na última década, entre 2011 e 2020, em que, segundo o relatório, 363 mil pessoas se lesionaram em acidentes e 20.780 vieram à óbito. Reforçar a mensagem de cautela no trânsito é fundamental para que a cada dia os colaboradores voltem para casa, da mesma forma que foram trabalhar.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content