24/11/2025 — 15:31
  (Horário de Brasília)

Prolagos apresenta Plano Verão para representantes de Procons municipais

Encontro aconteceu na ETA de São Vicente, em Araruama, onde o grupo pode acompanhar todo o processo, do tratamento à distribuição

Compartilhe

Representantes dos Procons das cidades atendidas pela Prolagos visitaram, na semana passada, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A agenda teve como objetivo reforçar a transparência das operações e apresentar o Plano Verão 2025/2026, que reúne as ações da concessionária para garantir a segurança operacional durante o próximo período de alta temporada.

O encontro permitiu que os órgãos de defesa do consumidor acompanhassem o processo de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba até a sua distribuição. O principal objetivo da visita foi apresentar as estratégias e as ações realizadas e previstas para garantir a segurança no abastecimento para as cidades atendidas pela concessionária no período em que a população na região tende a ser até quatro vezes maior que do restante do ano.

“Foi uma experiência enriquecedora conhecer o sistema da Prolagos. Constatamos que a água destinada ao consumo passa por um processo de tratamento completo, garantindo sua potabilidade e ausência de impurezas”, destacou o coordenador do Procon de Búzios, Márcio José.

A preocupação com o fluxo de visitantes na alta temporada foi central no encontro. Luciana Resende, do Procon de Cabo Frio, comentou a percepção positiva sobre as medidas de contingência apresentadas pela concessionária. 

“Estamos aqui, convidados pela Prolagos, para a gente ter um conhecimento mais aprofundado do plano para o próximo verão de 2026. E, diante do que foi apresentado, estamos tendo uma boa percepção de tudo que está sendo feito e a gente deseja que seja realmente feito, para que seja bom, não só para a empresa, como para os munícipes da nossa cidade e os nossos visitantes. Que seja um verão nota 10” pontuou.

Esta foi a segunda visita do grupo a uma unidade da Prolagos, neste ano. Em setembro, os representantes visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que foi reinaugurada em julho, após passar por obras de ampliação de modernização. O encontro desta semana também permitiu aos Procons se munirem de informações técnicas para melhor orientar o consumidor. Roberta Gonçalves, do Procon de São Pedro da Aldeia, enfatizou o valor da interação.

“É muito importante a interação dos Procons com a empresa. A gente pode aprender mais em termos técnicos, entender como a água chega a cada residência e passar para eles a importância e o valor da água”, destacou.

A visita também contou com a participação de representantes dos Procons de Iguaba Grande e Arraial do Cabo.

“O verão, quando atendemos uma população até quatro vezes maior que do restante do ano, é um grande desafio. Este encontro e o retorno que temos de quem participou dele reforçam que estamos no caminho certo, associando as melhorias na operação com o diálogo aberto com os órgãos de defesa do consumidor, buscando garantir um serviço de ainda mais excelência para nossos moradores e visitantes”, afirmou a executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes.

Planejamento contínuo para melhorias sistema

O Plano Verão, apresentado aos Procons, é fruto de um processo contínuo de avaliação e execução de melhorias que se inicia logo após o término da temporada anterior. Para preparar a infraestrutura para o aumento de demanda, a Prolagos realizou duas megaoperações estratégicas ao longo deste ano: a primeira em abril e a segunda, mais recente, em outubro.

A última megaoperação, realizada em outubro, mobilizou cerca de 100 colaboradores em oito locais simultâneos nas cinco cidades atendidas. O foco foi a manutenção preventiva e o reforço na Estação de Tratamento de Água (ETA) e em diversas unidades de bombeamento. Um dos destaques foi a interligação do sistema que atende Búzios à nova adutora, um reforço crucial para o abastecimento na alta temporada.

O objetivo dessas ações integradas, que envolvem dezenas de frentes de trabalho, é garantir que toda a infraestrutura do sistema esteja robusta e preparada para a chegada do período em que a região recebe mais visitantes. De acordo com o contador de veículos da concessionária, que monitora a entrada e saída nas cinco cidades em que a Prolagos atua no verão 2024/2025, número total de pessoas chegou a 1,6 milhão, quatro vezes mais que a população residente. 

prolagos apresenta plano verão 20252026 para representantes de procons municipais (2)
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias