back to top
25/11/2024 — 11:58
  (Horário de Brasília)

Prolagos amplia cinturão coletor de esgoto em São Pedro da Aldeia

A obra, que está sendo realizada na Rodovia Amaral Peixoto, faz parte do pacote de investimentos em saneamento da concessionária

Compartilhe

O município de São Pedro da Aldeia está ganhando um reforço no cinturão coletor de esgoto que blinda a Lagoa de Araruama. A implantação de 230 metros de rede está sendo feita próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrico, na Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Balneário São Pedro. A iniciativa faz parte do pacote de investimentos em saneamento que a Prolagos começou neste ano no município aldeense e nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande, visando melhorias no esgotamento sanitário e na distribuição de água da região.

Além da rede, também estão sendo feitos mais de 130 metros de linha de bombeamento e uma nova estação elevatória subterrânea, que irá transportar o resíduo até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Dessa forma, a contribuição de esgoto no local será interceptada pelo sistema, impedindo que o descarte alcance o corpo lagunar.

“Para promover mais qualidade de vida e proteção para o meio ambiente, estamos ampliando a rede de cinturão do esgoto. Esta ação não só leva melhorias para os moradores da localidade, mas também ajuda a preservar a Lagoa de Araruama, cartão-postal da nossa região que impulsiona a economia, a pesca, o turismo, entre outros setores da sociedade”, explica Marcos Vinícius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

Obras do cinturão coletor de esgoto na Região dos Lagos

Desde o início dos anos 2000, a concessionária construiu 38 km de rede de cinturão coletor de esgoto nos municípios em que atende. Para complementar a blindagem, a Prolagos iniciou, em 2022, a construção de 26 km de rede, que já foi implantada no bairro Campo Redondo, próximo ao condomínio Olga Zacarias, em São Pedro da Aldeia; em frente ao Mercado Municipal do Peixe, no Porto do Carro e no Canal Palmer, em Cabo Frio; na Praia dos Ubás, em Iguaba Grande; e na Vila Industrial, em Arraial do Cabo.

Em complemento à proteção da laguna, ainda serão iniciadas obras do cinturão no Recanto das Dunas, Vila do Sol e Perynas, em Cabo Frio, e na Nova São Pedro e Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia. Elas estão previstas para acontecer ainda neste ano. Para o próximo, serão realizadas no Rio Salgado, em Iguaba Grande, e Canal da Marinha, em São Pedro da Aldeia.

Os investimentos realizados já resultaram em melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, propiciando a retomada da prática de esportes náuticos, o desenvolvimento da atividade turística, importante para a geração de emprego e renda, o aumento na pesca, e a conquista, em 2023, do selo internacional Bandeira Azul em duas praias lagunares, Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e Ubás, em Iguaba Grande. Neste ano, elas concorrem novamente à renovação do selo, junto com a Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo. Desde 2021, a Universidade Veiga de Almeida monitora a evolução da Lagoa de Araruama, já tendo identificado um aumento de 26% na produção de pescado entre 2022 e 2023, passando de 263 toneladas para 332 toneladas.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo