Arraial do Cabo recebeu, nesta quarta-feira (3), a visita da REDEC 9, da Baixada Litorânea na sede da Defesa Civil. O objetivo da visita foi apresentar um projeto piloto de nível técnico aos agentes da cidade, focado em ferramentas de TI aplicadas ao órgão e nivelamento de boas práticas a nível comunitário.
Segundo o Tenente-Coronel Marcos Neiva, do Corpo de Bombeiros, o escopo principal visa refinar processos e oferecer diretrizes legais, competências fundamentais do município. “O município é o principal responsável pela gestão do sistema de proteção e Defesa Civil na localidade. Estamos aqui para reforçar principalmente nos momentos de normalidade”, afirmou.
Além disso, ações preventivas estão sendo apresentadas, visando uma abordagem proativa com preparação e mitigação, a fim de proteger a sociedade como um todo. Isso inclui orientações para situações como chuvas torrenciais, secas, entre outras, garantindo a proteção e instrução da população.
Para o coordenador da Defesa Civil de Arraial do Cabo, Ricardo Ferreira, essa parceria e apresentação são cruciais para o município. “Qualificar a Defesa Civil de Arraial do Cabo é fundamental diante das ações da natureza, como chuvas, ventos, raios, etc., e principalmente na prevenção de deslizamentos catastróficos”, concluiu.
Fotos: Juliano Santiago