Acontece neste sábado (16), em Cabo Frio, o “Cleanup Day”, uma iniciativa do Projeto Mar Sem Lixo, que acontece simultaneamente em 15 praias do município, das 9h às 11h30. A ação vai envolver voluntários em mutirões de limpeza e terá como tema “Cabo Frio da Praia do Foguete a Praia do Pontal e Tamoios: Clean Up Day – Ações de sensibilização ambiental e combate do lixo marinho”.
O evento, acontece nas praias do Forte, na região do Lido; Peró e Conchas; Foguete, na altura do Clube Militar e Lagoa Vermelha; Dunas do Peró, em frente ao Condomínio dos Pássaros; Pontal do Peró, na Caravelas do Peró; Praia do Siqueira, em frente a Colônia de Pesca; Palmeiras, no Quiosque do Pelé; Ilha do Japonês; Gamboa, na Colônia de Pesca; Dormitório das Garças e Canal do Itajuru, em frente ao Centro de Visitação do Projeto Albatroz. Em Tamoios, a ação vai se concentrar na Praia do Pontal de Santo Antônio.
Nestes locais, estarão as equipes de voluntários, coordenadas pelos organizadores, promovendo os mutirões de limpeza. A ação tem como público-alvo escolas, condomínios, associações, atletas, quiosques, escoteiros e a população em geral, visando alcançar um amplo engajamento e conscientização. Para participar é simples, basta a pessoa se apresentar nestes locais, antes das 9h, que é o horário de início da ação. O participante deve levar garrafa com água, protetor solar, boné, lanche, além de usar roupas leves.
Segundo o presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Roberto Ramos, o objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas áreas litorâneas.
“Queremos chamar a atenção das pessoas para a problemática do lixo nas praias. Por essa razão, a ação visa conscientizar a população sobre o impacto do lixo nos oceanos e a proteção dos animais marinhos. Para se ter ideia da quantidade de material retirada da praia, na ação do ano passado, o grupo que atuou na Dunas do Peró recolheu 140 kg de lixo”, explica.
Do material recolhido nos mutirões, a parte reciclável será destinada para a Cooperativa Cooperben e o restante será retirado pela Comsercaf para o descarte.
Além das atividades práticas de limpeza das praias, o evento também vai promover mini palestras com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de preservar os oceanos e o impacto negativo do lixo marinho. A iniciativa está alinhada com a Década do Oceano, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca difundir a cultura oceânica, levando conhecimento sobre a real situação dos oceanos ao maior número possível de pessoas.