InícioRegião dos LagosSaquaremaProjeto em Saquarema doa perucas naturais para pacientes com câncer

Projeto em Saquarema doa perucas naturais para pacientes com câncer

Serviço é gratuito e conta com doações de salões de beleza

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Saquarema e salões de beleza tem devolvido a autoestima e a alegria para mulheres vítimas de câncer no município.

O projeto C.A.P.O (Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos) idealizado pela Secretaria Municipal da Mulher, nasceu no início de 2021, com o objetivo de apoiar e auxiliar pacientes oncológicos maiores de 18 anos da cidade e que perderam seus cabelos durante tratamento contra a doença.

De acordo com a Secretaria, aproximadamente 40 salões de beleza do município participam do projeto e, uma vez por semana, técnicos da secretaria fazem a retirada dos cabelos cortados, nos salões participantes.

Após a retirada, as madeixas doadas são encaminhadas para uma profissional especializada em produzir perucas. A cada 1 kg de cabelo recebido, duas perucas de cabelos naturais são entregues ao projeto. Durante o tratamento as pacientes ficam com o couro cabelo muito sensível, e as perucas de cabelos naturais são as mais recomendadas, visto que o cabelo é mais leve e mais fácil de cuidar em comparação aos fios sintéticos.

Serviço é gratuito e conta com doações de cabelos naturais de salões de beleza.  - Divulgação

Do início do ano até agora, cerca e 25 perucas de vários tamanhos e cores forem entregues para as pacientes oncológicas. Mulheres em tratamento e que são usuárias dos serviços da Secretaria podem solicitar a peruca. “Receber a peruca fez eu me sentir renovada. Estar careca é muito difícil e mesmo usando lenço ou turbante, ainda há um desconforto. Tenho a sensação de que todos estão olhando para mim. A peruca me deu uma naturalidade, me deu mais confiança para sair, para me olhar no espelho e principalmente encarar as pessoas ao meu redor, sem medo ou vergonha. Estou muito feliz”, disse Maristella Ferreira, paciente em tratamento.

Maristella foi uma das pacientes em tratamento que recebeu a peruca . - Divulgação
Maristella foi uma das pacientes em tratamento que recebeu a peruca .

Os salões que quiserem participar do projeto podem solicitar a visita de uma funcionária da Secretaria da Mulher através do telefone (22) 99734-0878 ou se credenciar diretamente na sede da secretaria que fica na Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, 16, em Bacaxá.

** Fonte: Portal O Dia

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo