InícioRegião dos LagosSaquaremaProjeto em Saquarema doa perucas naturais para pacientes com câncer

Projeto em Saquarema doa perucas naturais para pacientes com câncer

Serviço é gratuito e conta com doações de salões de beleza

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Saquarema e salões de beleza tem devolvido a autoestima e a alegria para mulheres vítimas de câncer no município.

O projeto C.A.P.O (Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos) idealizado pela Secretaria Municipal da Mulher, nasceu no início de 2021, com o objetivo de apoiar e auxiliar pacientes oncológicos maiores de 18 anos da cidade e que perderam seus cabelos durante tratamento contra a doença.

De acordo com a Secretaria, aproximadamente 40 salões de beleza do município participam do projeto e, uma vez por semana, técnicos da secretaria fazem a retirada dos cabelos cortados, nos salões participantes.

Após a retirada, as madeixas doadas são encaminhadas para uma profissional especializada em produzir perucas. A cada 1 kg de cabelo recebido, duas perucas de cabelos naturais são entregues ao projeto. Durante o tratamento as pacientes ficam com o couro cabelo muito sensível, e as perucas de cabelos naturais são as mais recomendadas, visto que o cabelo é mais leve e mais fácil de cuidar em comparação aos fios sintéticos.

Serviço é gratuito e conta com doações de cabelos naturais de salões de beleza.  - Divulgação

Do início do ano até agora, cerca e 25 perucas de vários tamanhos e cores forem entregues para as pacientes oncológicas. Mulheres em tratamento e que são usuárias dos serviços da Secretaria podem solicitar a peruca. “Receber a peruca fez eu me sentir renovada. Estar careca é muito difícil e mesmo usando lenço ou turbante, ainda há um desconforto. Tenho a sensação de que todos estão olhando para mim. A peruca me deu uma naturalidade, me deu mais confiança para sair, para me olhar no espelho e principalmente encarar as pessoas ao meu redor, sem medo ou vergonha. Estou muito feliz”, disse Maristella Ferreira, paciente em tratamento.

Maristella foi uma das pacientes em tratamento que recebeu a peruca . - Divulgação
Maristella foi uma das pacientes em tratamento que recebeu a peruca .

Os salões que quiserem participar do projeto podem solicitar a visita de uma funcionária da Secretaria da Mulher através do telefone (22) 99734-0878 ou se credenciar diretamente na sede da secretaria que fica na Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, 16, em Bacaxá.

** Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content